Emboabas

Ritmo de contágio pela Covid-19 segue estável em SJDR, mas número de casos confirmados por dia permanece alto

Informativo de nº 44 do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ (NEPE)

São João del-Rei segue, pela terceira semana consecutiva, na faixa de estabilidade no ritmo de contágio pela Covid-19. Estar em estabilidade não significa que a disseminação da doença esteja controlada. Indica que não houve alta nem baixa significativas no número diário de contaminados, que, inclusive, continua em patamar elevado.

A média móvel, em 19 de maio, fechou em 39,7 casos registrados por dia, enquanto no dia 05, era de 36,3 casos. Isso aponta um aumento de 9%. Os dados são do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ (NEPE).

A média móvel é um indicador de como a pandemia se propaga. Ela consiste na média de novos casos dos últimos sete dias. E a tendência de contágio é identificada comparando a média móvel atual com a registrada há 14 dias.

Entre os dias 13 e 19 de maio, 278 pessoas na cidade histórica foram infectadas. Já entre 29 de abril e 05 de maio, foram 254 novos casos.

Ao lado de São João del-Rei outras duas cidades da microrregião se encontram na faixa de estabilidade. São elas: Conceição da Barra de Minas e Prados.

Já as que registram redução, são oito ao todo: Barroso, Bom Sucesso, Coronel Xavier Chaves, Dores de Campos, Madre de Deus de Minas, Santa Cruz de Minas, São Vicente de Minas e Tiradentes.

No caminho contrário, estão em ritmo de aceleração do contágio: Ibituruna, Lagoa Dourada, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Resende Costa, Ritápolis e São Tiago.

Sair da versão mobile