Emboabas

Em sete dias, São João del-Rei registra um aumento de 33% nos casos de Dengue

Mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue – Foto: Reprodução

Em uma semana, São João del-Rei soma 19 casos positivos para a Dengue. Atualizado na quarta-feira, dia 19 de maio, o quadro do setor municipal de endemias apresentou um novo detalhamento com relação as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Agora, a cidade possuí 77 casos positivos, sendo 76 para a Dengue e 1 para a Chikungunya. No total, constam 134 notificações, 132 para a Dengue, 2 para a Chikungunya e nenhuma para a Zika. Com relação aos números de suspeitas para a dengue, 8 já tiveram resultado negativo e 48 seguem em investigação. Outro caso provável para Chikungunya segue em investigação.

No quadro do dia 12 de maio, a cidade registrava 58 casos positivos para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, sendo 57 para a Dengue e 1 para a Chikungunya. Ou seja, em um intervalo de 7 dias, a cidade somou 19 confirmações.

Sobre esse aumento expressivo de casos de Dengue no município, o Coordenador de Endemias, José Ubirajara Júnior, destacou. “Essa previsão já tinha sido feita pelo Ministério da Saúde. Em São João del-Rei hoje, estamos muito preocupados, assim como todo o estado deve estar. Os sintomas da Dengue hoje, são bem parecidos com os sintomas de Covid-19. Então, quando o paciente entra na porta tanto do SUS, quanto particular, a tendência é ser tratado de Covid-19. A pessoa as vezes faz o teste, dá negativo e não melhora. Por isso, a gente orienta as pessoas a fazerem o teste de dengue, que hoje é realizado no próprio município, é um teste rápido, com resultado rápido. Estamos passando para vocês como está a situação, também há uma preocupação com a região do bairro Matosinhos.

Siga as orientações para combater o mosquito. Não deixe água parada, deixe as lixeiras sempre tampadas e o quintal sem lixo e entulhos. A população pode denunciar focos de água parada pelo tele-dengue no 3379-1565.

Sair da versão mobile