O fato ocorreu por volta das vinte e duas horas e trinta minutos, no final da noite de terça-feira, dia 18 de maio. Policiais Militares de uma das guarnições do 38º Batalhão em serviço, foram empenhados pela central de operação, a deslocarem até o final da rua Antônio Rocha, na entrada do bairro da Caieira, em São João del-Rei. No local, teria ocorrido um acidente de trânsito.
No endereço, os militares se depararam com um caminhão Mercedes Bens, de cor prata, licenciado na cidade de Várzea da Palma, tombado sobre o muro frontal e portão de entrada da sede dos Alcoólicos Anônimos.
O motorista foi identificado como sendo o senhor F.I.S.A, de 57 anos. Ele relatou que chegou em São João del-Rei e por não conhecer a cidade, seguiu o determinado pelo GPS. Ao transpor a linha férrea, no sentido à Avenida Leite de Castro, devido ao declive da via, a carga de caixas de laranja se deslocou e fez com que o caminhão tombasse. Disse ainda não ter sofrido nenhum ferimento, bem como seu passageiro, motivo pelo qual a perícia técnica não compareceu ao local.
O motorista, que possui seguro do veículo, acionou o mesmo para que um guincho fosse enviado e retirasse o caminhão do local. Entretanto, a retirada não havia acontecido até o início da manhã de quarta-feira (19). Esse já é o segundo acidente com caminhão de carga, que acontece no bairro da Caieira, devido ao GPS indicar tanto a entrada, quanto a saída da cidade, por aquele bairro.