A partir desta terça-feira, 18 de maio, pessoas de 54 anos de idade com comorbidades poderão ser vacinadas contra a Covid-19. A informação é do setor de epidemiologia da Secretária Municipal de Saúde. Na quarta, dia 19, será a vez das pessoas de 54 e 53 anos. Na quinta-feira, dia 20, será feito o cadastro pessoas de comorbidades com 52 anos, e na sexta-feira, dia 21, pessoas com comorbidades de 51 anos.
De acordo com a pasta, o calendário de vacinação depende do quantitativo de doses disponíveis e o cadastro será feito para que mediante a chegada de novas doses, ou um quantitativo disponível na Secretaria de Saúde, pessoas com 52 e 51 possam ser vacinadas.
Quem cumpre os critérios para receber o imunizante neste momento, deve se atentar à documentação necessária para comprovar a comorbidade e procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.
O município de São João del-Rei já liberou vacinas para pessoas com Síndrome de Down; pessoas com doença renal crônica que realizam diálise; gestantes e puérperas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos; pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos, profissionais de saúde em atuação e pessoas acima de 60 anos.
Todas as pessoas devem apresentar documento com foto, comprovante de residência, CPF ou Cartão do SUS. Além disso, não podem ter recebido vacina contra a Covid-19, não ter recebido qualquer vacina nos últimos 14 dias e não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.
São 22 comorbidades que foram incluídas como prioritárias na vacinação contra o coronavírus. Elas são as seguintes: Diabetes Melitus, Pneumopatias Crônicas Graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão Arterial Estágio 3, Hipertensão Arterial Estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade, Doenças Cardiovasculares, Insuficiência Cardíaca (IC), Cor-Pulmonal e Hipertensão Pulmonar, Cardiopatia Hipertensiva, Síndromes Coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da aorta dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, Arritmias Cardíacas, Cardiopatias Congênitas no adulto, Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, Doenças Cerebrovascular, Doença Renal Crônica, Imunossuprimidos, Anemia Falciforme Obesidade Mórbida e Síndrome de Down.
A relação completa das comorbidades e está disponível no site da prefeitura. Neste link, também é possível conferir toda a documentação necessária para comprovar a necessidade de vacinação.