Emboabas

Controle da pressão arterial é fundamental para vida saudável

Imagem de Adriano Gadini por Pixabay

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2019, cerca de 38,1 milhões de brasileiros têm hipertensão arterial. O perigo aumenta ainda mais pelo fato de ser considerada uma doença silenciosa, ou seja, assintomática. A hipertensão é conhecida popularmente como “pressão alta” e é bastante comum entre os brasileiros.

Vinícius Resende, que é acadêmico do curso de medicina e membro do projeto Eu Como Cultura, explica o que é a pressão arterial. “Quando a gente fala da famosa pressão arterial, o primeiro número que vem é a pressão sistólica, que é a força de quando o coração bate. Por exemplo, 12 por 8, o 12 é a pressão que o coração está fazendo. Já o segundo número, o 8, é a diastólica, que é a pressão que a resistência que as veias fazem, para segurar o sangue que está passando por ela.”

Ele reforça que esse índice tem valor ideal e por isso, valores elevados são sinal de alerta. “Quando falamos de pressão arterial, falamos do 12 por 8, e todo mundo fala que é a pressão normal, um valor que costumamos ouvir. Contudo, temos que lembrar que algumas pessoas, principalmente as mais magras ou altas, tendem a ter valores menores dessa pressão e vai estar tudo bem com elas. Damos o valor para a pressão alta, geralmente, de 14 por 9. Temos que lembrar que acima disso, já começa a ficar doentio. Mas, vale ressaltar que em alguns casos, a pressão acaba subindo quando o nosso corpo está passando por um momento que está sendo exigido ou sobrecarregado. Isso não quer dizer que temos uma doença.”

Também esclarece como é feito o diagnóstico médico. “É preciso aferir essa pressão, pelo menos em duas outras ocasiões. Temos que ter pelo menos três episódios com a pressão estando maior que 14 por 9. As vezes, os vizinhos vão conversar e podem tomar medicamentos semelhantes para pressão. Mas, não quer dizer que todo mundo vai tomar aquele medicamento. É preciso procurar as unidades de saúde do seu bairro.”

Adotar uma dieta saudável com menos sal, praticar exercícios físicos regularmente e tomar medicamentos com a devida prescrição médica são fundamentais para o controle da pressão arterial.

Sair da versão mobile