Após a vacinação de todos os idosos com a primeira dose da vacina contra a covid-19, um novo público começa a ser contemplado. O Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, orienta que a vacinação seja dividida em fases. Na primeira fase, que o município de São João del-Rei já começou estão sendo vacinados: Pessoas com Síndrome de Down; Pessoas com doença renal crônica que realizam diálise; Gestantes e puérperas com comorbidades; Pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos e Pessoas com Deficiência Permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.
A enfermeira do setor epidemiológico, Eliene Freitas fala sobre a nova etapa de vacinação. “Caso tenha algum problema de saúde, são diversas doenças listadas pelo plano nacional, essa pessoa precisa comprovar através de documentos, como relatório médico, receita médica, para que ela seja vacinada nos postos de saúde. É preciso ficar atento nas questões de comprovações. Existem situações, como por exemplo, ‘só hipertenso vacina?’ Não. Eles têm outros critérios e classificações dentro da comorbidade, que vão indicar qual é a indicação desta vacina. Por isso que é importante a solicitação de um relatório médico.”
Durante essa semana, apenas pessoas de 55 a 59 anos estão sendo contemplados, mas a expectativa é que após a conclusão dessa fase, sejam vacinadas todas as pessoas com comorbidades, acima de 18 anos. Por isso, as pessoas que serão incluídas nesse grupo já devem estar com documentos que comprovem a necessidade de vacinação, como orienta Eliene. “Estendemos isso, as outras faixas etárias que se incluem no quadro de comorbidade, já se organizando para providenciar a documentação necessária. Para quando houver a vacinação liberada, de acordo com a disponibilidade de doses e o recebimento de mais doses, para essas comorbidades na faixa etária decrescente, 55 para baixo. A gente observa que tem acontecido de 5 em 5 anos, que a população já tem a documentação necessária para realizar a vacinação.”
A população pode ir até o posto de saúde mais próximo da residência para receber orientações. “O profissional da sala de vacinas está liberado para solicitar a documentação necessária, para a comprovação e vacinação daqueles que não são acompanhados naquela unidade de saúde. Então, a responsabilidade de providenciar a documentação é do paciente. Hoje em dia, a gente observa que existe consulta online e por telefone. Às vezes você liga para o médico, ele já deixa um relatório e você pega para a vacinação. Mas, é importante providenciar a documentação para o acesso a vacina.”
Também é possível conferir a lista com as comorbidades no site: covid.saojoaodelrei.mg.gov.br.