Emboabas

Após 7 dias de paralisação, ônibus urbano volta a circular nesta quinta-feira

Foto: Elaine Maciel

Nesta quinta-feira, 13 de maio, os ônibus de transporte urbano voltam a circular em São João del-Rei. A decisão acontece após sete dias de paralisação dos funcionários da empresa responsável na cidade, a Viação Presidente. Desde o último dia 7 de maio, os trabalhadores suspenderam as atividades, de forma espontânea, para reivindicar o pagamento de salários e tickets que estão há 3 meses em atraso. Até então, apesar de ter acontecido uma reunião ao longo da semana, a empresa e funcionários não haviam chegado a um acordo.


Nesta manhã, em assembleia, os funcionários elaboraram algumas propostas apresentadas à empresa e ao Poder Público, como explica André Nogueira do Sind-UTE: “Os trabalhadores decidiram retomar as atividades. Elaboramos um conjunto de medidas para apresentar à Prefeitura e ao dono da empresa, algumas delas foram aceitas e outras não”. A ideia é que os funcionários não sofram nenhuma retaliação da empresa e que os ônibus retomem a circulação, destinando o valor dos passes para dar seguimento ao pagamento dos trabalhadores. “As propostas aceitas foram que todo o dinheiro será destinado ao combustível e aos trabalhadores; 1,2 milhão do consórcio da empresa será destinado aos funcionários até o final do mês; e que nenhum trabalhador sofra perseguição”.

Segundo o Prefeito Nivaldo de Andrade foi firmado um documento que exige o pagamento em 30 dias. “Nós assinamos um documento dando até o dia 13 de junho para pagar e todo dinheiro que entrar vai pagar água, luz, óleo diesel e o demais para pagar os funcionários. A nova empresa que entrar na cidade pela nova licitação vai contratar esses funcionários e não demitir ninguém”, afirma.


Vale destacar que caso a proposta não seja cumprida, os trabalhadores reforçam que farão nova paralisação, como conta André. “A prefeitura ficou de dar duas cestas básicas que os trabalhadores vão buscar na segunda-feira. Caso os acordos não sejam cumpridos, haverá nova paralisação”. As linhas e horários serão retomados de acordo com a grade anterior à paralisação.

Sair da versão mobile