Emboabas

Paralisação do transporte público em SJDR entra no sexto dia

Movimento dos funcionários na garagem da Viação Presidente – Foto: Beatriz Costa

Na última terça-feira, dia 11 de maio, funcionários e proprietários da empresa responsável pelo transporte público do São João del-Rei, a Viação Presidente, realizaram uma reunião para negociar o fim da paralisação. Os ônibus seguem sem circular pelo sexto dia. Entretanto, as partes não conseguiram entrar em um consenso. Nenhum acordo de pagamento dos salários atrasados foi oficializado. De acordo com os manifestantes, após a última reunião, não houve uma nova proposta por parte dos representantes ou da empresa.

O movimento teve início na sexta-feira, dia 7 de maio. A paralisação acontece por atraso nos repasses. Os funcionários estão sem receber há três meses os salários e tickets.

Ainda na terça-feira, a juíza Betzaida da Matta Machado Bersan, da Vara do Trabalho de São João Del Rei (MG), determinou que os trabalhadores voltassem a circular com a frota, sob multa de R$ 2 mil por dia em caso de descumprimento.

Os réus da ação são o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São João del-Rei (Sindmetal), o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de São João del Rei (Sintrorei) e Alexandre Antônio de Paiva, um dos funcionários da Viação Presidente.

Entretanto, de acordo com o representante do Sindicato dos Metalúrgicos de São João del-Rei (SindMetal), Jordano Carvalho, as partes ainda não foram notificadas. O mesmo afirmou que assim que notificados o setor jurídico do movimento sindical será acionado. Com isso, a volta do transporte urbano em São João del-Rei segue sem previsão para acontecer.

Sair da versão mobile