No último domingo, 9 de maio, foi celebrado o Dia das Mães. A data, repleta de homenagens e presentes, busca lembrar a maternidade. Para além das belezas do ser mãe, Bianca Assis, que é são-joanense lançou um livro sobre a maternidade. Na obra chamada de “Mais de Nós”, a mãe e enfermeira traz um pouco do seu relato, suas experiências e suas dificuldades.
Ela conta de onde veio a ideia do livro: “Essa ideia veio porque eu queria falar para as outras mães, dessa tempestade que é quando se tem um filho. Quando a gente não tem muita informação, a gente se sente perdida. Eu queria falar para elas, que quando essa tempestade passa, a gente aprende que somos mais fortes que imaginamos. Eu escrevo o livro para todas aquelas que são mães, amigas ou conhecidas de uma mãe, ou que querem simplesmente conhecer um pouquinho sobre esse mundo maternal. A gente se cobra dia e noite, precisamos falar disso para diminuir essa carga que fica em cima da gente.”
O conteúdo é voltado para todas aquelas que sentem necessidade de aprender e de falar sobre a maternidade. A obra aborda diversos momentos, principalmente aqueles que envolvem a gestação e suas mudanças. “Na minha opinião, o principal é falarmos sobre a descoberta da gestação e a gestação. Há mudanças físicas e psicológicas que a gente precisa falar. A instituicionalizção do parto, pois hoje em dia, há todo um movimento pelo o parto normal e a cesária é banida. Mas, ao mesmo tempo, precisamos entender quais os benefícios do parto normal, até que ponto a gente deve lutar por ele. A cesária não é de tudo uma vilã, mas a gente precisa lutar para não a fazer de forma discriminada. Quanto ao puerpério, eu costumo dizer que ele é cruel, ele chega, bagunça os hormônios, a gente fica um pouco perdida.
Para conhecer mais, basta conferir as redes sociais da Bianca. “O contato é pelo meu instagram, que é @biacsassis. A pessoa pode me enviar uma mensagem pelo instagram, ou acessar o link na biografia que vai dar acesso aos contatos.”
Para escrever o livro Mais de Nós, Bianca usa de seu conhecimento na área de saúde, com um doutorado em curso, e também da sua experiência de ser mãe de dois meninos.