Foi por volta das treze horas, no início da tarde de sábado, dia 8 de maio. Atendendo solicitação via central de operações do 38º Batalhão, policiais militares deslocaram até o “Beco do Rubinho”, a ligação das ruas Bandeirantes com José Martins Garcia, no Alto das Mercês, em São João del-Rei. Denúncia dava conta de que um homem teria sido vítima de um golpe de faca.
No local, já se fazia presente uma unidade de resgate do SAMU, cujos profissionais socorreram a vítima, que apresentava um ferimento nas costas. Eles o encaminharam até a Santa Casa.
A vítima foi identificada como sendo o cidadão R.H.S, de 41 anos, residente na rua dos Bandeirantes. Ele relatou aos militares que havia ido até um bar, onde adquiriu um copo com cachaça. Logo em seguida, deslocou-se para perto de sua casa. Quando já estava sentado junto ao passeio para beber a pinga, foi surpreendido por dois indivíduos, que chegaram com os rostos encobertos.
Um deles falou em voz alta: “X9 na serra não tem vez”. Esse mesmo homem lhe desferiu um golpe de faca nas costas. Neste momento, temendo novo golpe, ele se levantou e correu. A vítima conseguiu entrar em sua casa para se proteger. Pouco depois, em sua residência, chegou seu sobrinho, que vendo o ferimento, acionou o SAMU.
A companheira do cidadão, relatou aos militares que ele faz uso imoderado de bebida alcoólica. Contudo, não possuía desavenças com ninguém e nem recebia ameaças de qualquer morador daquela região.
A perícia técnica foi acionada, no local do fato compareceu o perito André Miranda, que realizou os trabalhos pertinentes.
Os militares fizeram levantamentos e rastreamento, na tentativa de chegarem até os autores, contudo, sem êxito. O boletim de ocorrência foi registrado e encaminhado à delegacia de polícia civil para as investigações posteriores.