Emboabas

Ônibus urbanos seguem paralisados em São João del-Rei por atraso de salário de funcionários

Foto: Igor Delfino

A sexta-feira (7) foi de reivindicações para os funcionários da Viação Presidente. Após cerca de oito meses, trabalhadores da empresa responsável pelo transporte público de São João del-Rei, voltaram a fazer uma paralisação neste dia 07 de maio. De acordo com as informações disponibilizadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de São João del-Rei, a paralisação acontece por atraso nos repasses.

Os funcionários estão sem receber há três meses os salários e tickets. Por isso, os ônibus estão na garagem da empresa. De acordo com o Sindicato, as negociações com a Viação Presidente ainda não avançaram. Conforme a última apuração feita às 15 horas, o retorno dos veículos segue sem previsão para acontecer nesta sexta-feira.
No início da tarde desta sexta, o Prefeito Nivaldo José de Andrade se manifestou sobre a paralisação. O Prefeito disse ter entrado em contato com a direção da empresa na capital Belo Horizonte, solicitando que acerte com os funcionários e retome a circulação dos ônibus. Destacou que os funcionários precisam do salário para suas necessidades básicas.


Ainda em comunicado, Nivaldo afirma que fará nova licitação para a empresa responsável pelo transporte municipal, prevista para acontecer no mês de junho desde ano. Vale destacar que até então, a Viação Presidente funciona na cidade com autorização por decretos municipais, renovados a cada seis meses. Ele reforça que a empresa atual não poderá participar da licitação por não apresentar a documentação necessária.


No dia 15 de setembro de 2020, a frota de ônibus ficou sem circular durante boa parte da manhã. Na época, os trabalhadores liberaram a saída dos ônibus, após reunião com a gerência. Segundo os manifestantes, os responsáveis pela empresa garantiram que não haveria represálias aos trabalhares e que haveria o pagamento integral daquele mês. A reivindicação ainda envolvia a solicitação para o pagamento imediato dos quatro meses de salário atrasados.

Sair da versão mobile