Foi com muita emoção, mas não deu para o Athletic Club que encerra a temporada 2021 no futebol estadual. No sábado, 1º de Maio, o Athletic foi até Patos de Minas enfrentar a URT pela semifinal do Troféu Inconfidência e foi eliminado nos pênaltis, depois de empatar em 1×1 com os donos da casa no tempo regulamentar.
A URT que havia tirado a invencibilidade do Athletic no Joaquim Portugal pela primeira fase, ao vencer por 1×0, saiu na frente jogando em casa. Mateus camisa 99 que já havia balançado a meta do goleiro Renan que substituía o Lee, na oitava rodada do estadual, balançou novamente as redes do Athletic, Aos 25 minutos da etapa inicial, após falha da defesa athleticana, Lee nada pode fazer e viu os donos da casa saírem na frente. Aos 37 minutos da etapa complementar, o camisa 10 do Esquadrão de Aço colocou tudo igual, gol de Ingro. Resultado que permaneceu até o último minuto e levou a decisão da semifinal do Troféu Inconfidência para os pênaltis.
Na marca da cal, Ingro foi o primeiro a bater e Renan Rinaldi defendeu. Matheus deixou o dele e colocou URT na frente. Rafael Mineiro também não conseguiu converter e deixou Renan Rinaldi defender mais uma. João Diogo fez o dele e colocou a URT na frente. Alason deixou o dele, e o primeiro do time são-joanense. Kellyton perdeu ao esbarrar no goleiro Lee. Na sequência, Lalado marcou, após a bola bater no travessão e entrar. Lee mais uma vez fez o papel do goleiro herói e defendeu o chute de Wescley. 2×2. Na quinta e última cobrança, Mococa fez a paradinha e errou, a bola bateu no travessão. Para o lado da URT, era só fazer e Pedro Rosa sabia disso. O homem da bola parada do time de Pato de Minas colocou números finais na decisão com cobrança para um lado e goleiro para outro.
URT classificada para a grande do Troféu Inconfidência, que será disputada nesta quarta, com o Pouso Alegre que eliminou a Caldense após vencer nos pênaltis por 6×5. Com a eliminação, o Athletic encerra a temporada em 2021, já garantido no Campeonato Mineiro Primeiro Divisão em 2022. O Esquadrão de Aço ainda vai torcer para a Caldense conseguir o acesso à série C, para conseguir vaga na Série D do Brasileiro. O campeão do Troféu Inconfidência tem a possibilidade de disputar a Copa do Brasil, se o estado conseguir uma quinta vaga na competição nacional.