Emboabas

Athletic termina primeira fase do Mineiro em oitavo lugar e se classifica para o Troféu Inconfidência

Foto: Reprodução redes sociais Athletic

A primeira fase do Campeonato Mineiro 2021 chegou ao fim neste fim de semana. O único jogo de sábado foi entre Athletic e Atlético, mesmo sendo mando de campo do Esquadrão de Aço, a partida foi realizada no Independência, às 19h. O Estádio Joaquim Portugal em São João del-Rei não tem iluminação para jogos noturnos.

Já garantindo na liderança e com compromissos pela Libertadores, o galo entrou em campo com o time reserva, mas conseguiu vencer o Athletic por 1×0, gol de Mariano. Com isso, o Athletic estacionou nos 13 pontos em oitavo lugar, sem chances de classificação a Série D do Brasileiro. Minas Gerais têm três vagas para a Série D. Os times são definidos excluindo aqueles que já têm série: Atlético e América que disputam a A, Cruzeiro a B e Tombense C. Na temporada 2021, teremos Boa Esporte que caiu da C para D, Caldense, Patrocinense e Uberlândia que se classificaram ano passado.

 Já sem chances para a competição nacional, restava ao clube de São João del-Rei torcer para um empate ou derrota do Uberlândia, frente ao Coimbra, já rebaixado ao Módulo II. E foi o que aconteceu. Com todos os outros jogos acontecendo às 16h de domingo, o Coimbra chegou abrir dois gols de vantagem para cima do Uberlândia, que teve tempo de empatar. O placar, no entanto, foi insuficiente para o time do Triângulo Mineiro ultrapassar a equipe de São João del-Rei, que comemorou a classificação do Troféu Inconfidência.

Agora, o Athletic vai enfrentar a URT, quinta colocada, com 16 pontos, nas semifinais do Troféu Inconfidência. Na outra chave, Caldense e Pouso Alegre duelam. Os confrontos devem ter suas datas e horários definidos ainda nesta segunda, mas serão nos dois próximos fins de semana. URT e Pouso Alegre, melhores classificados, terão vantagem de jogar por dois empates ou por uma vitória e uma derrota pelo mesmo saldo de gols.

Caso o Estado Minas Gerais tenha direito a uma 5ª (quinta) vaga para a Copa do Brasil 2022, será destinada para o Campeão do Troféu Inconfidência 2021.  A 5° vaga acontece se América ou Atlético, conseguirem uma vaga na Copa Libertadores do próximo ano e, consequentemente, um lugar direto na fase oitavas de final da Copa do Brasil, Minas Gerais ganha mais uma vaga. Ou ainda se algum time mineiro for campeão do torneio em 2021. Se acontecer os dois, o estado ganha mais duas vagas. A Copa do Brasil é um torneio cobiçado pela grana que distribui. Times do grupo 3, do qual o Athletic faz parte, ganham R$ 560 mil, só pela participação.

Ainda será disputada a Recopa do Interior: o clube Campeão do Interior e o Campeão do Troféu Inconfidência disputarão o título de Campeão da Recopa do Interior através de 2 partidas. No caso, o campeão do interior em 2021, é o Tombense que se classificou para as semifinais do torneio, ao lado dos times da capital.

A primeira fase do campeonato terminou com o galo, com 27 pontos somados e apenas duas derrotas, se classificando com o primeiro lugar. A segunda colocação ficou com o América-MG, que somou 22 pontos e perdeu apenas três vezes. Logo na sequência aparece o Cruzeiro, com dois pontos a menos. A Tombense repete o feito do ano anterior e completa o grupo, garantindo a última vaga para a fase de mata-mata, também com 20 pontos.

            URT, Pouso Alegre e Caldense além de disputarem o Troféu Inconfidência garantiram vagas para a Série D do Brasileiro, caso algum desses clubes desistam de participar da competição, o Athletic fica com a vaga. Uberlândia e Patrocinense terminaram com 12 e 10 pontos respectivamente, na 9° e 10° posição e encerraram a temporada do estadual. Já Boa Esporte, com 8 e Coimbra, com 6 pontos, caíram para o Módulo II do campeonato estadual.

            O Athletic terminou a primeira fase com 39,4% de aproveitamento. Foram 6 derrotas, um empate e quatro vitórias.

Sair da versão mobile