No dia 19 de janeiro de 2021, o Hospital Nossa Senhora das Mercês em São João del-Rei vacinava os primeiros profissionais de saúde contra a Covid-19. Três meses depois, a eficácia da vacinação é comprovada. De acordo com o diretor geral da instituição, Ricardo Camarano, em entrevista exclusiva à Rádio Emboabas Mais Informação, o número de funcionários que precisam ser afastados por serem diagnosticados com covid-19 diminuiu em 85%, se comparado a períodos antes da vacinação. Os estudos da vacina coronavac, indica eficácia uma eficácia geral de 50,38%, 77,96% nos casos leves e 100% nos casos graves.
Em junho de 2020, a instituição chegou a relatar que onze funcionários da instituição precisaram ser afastados por apresentarem sintomas da covid-19. Dos 11, oito foram confirmados e três casos foram descartados.
O Hospital Nossa Senhora das Mercês que conta com cerca de 480 colaboradores e todos já foram vacinados contra a doença. A unidade de saúde é uma das responsáveis por atender pacientes com covid-19 de São João del-Rei e região e conta com 22 leitos de UTI, sendo 20 via SUS e dois particulares/convênio. Com o aumento de casos na cidade e na região, o Hospital vem atuando com lotação máxima, mas de acordo com Ricardo Camarano mesmo com a atual ocupação dos leitos, a instituição conta com um quadro de funcionários suficiente para atender toda a demanda.