São João del-Rei registra uma média móvel de 37,7 casos de Covid-19 ao dia. A cidade segue apresentando estabilidade em relação ao contágio da doença. Isso é o que aponta o boletim do NEPE – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da Universidade Federal de São João del-Rei. Apesar da estabilidade, o NEPE ainda reforça que o momento é de cautela, já que a média móvel de casos confirmados continua em patamar elevado.
O informativo de número 40, foi divulgado nesta quinta-feira, dia 22 de abril. O estudo analisou dados da contaminação no município, tendo como base o período de 14 a 21 de abril de 2021.
O dado foi levantado a partir da média móvel atual de casos na cidade, que é então de 37,7 casos por dia. Isso representa uma elevação de 11%, em relação a 14 dias atrás, dia 7 de abril, quando a média móvel era de 34 casos por dia. Já no dia 14 de abril, a média móvel registrada na cidade era de 33 casos ao dia.
A média móvel é um indicador semanal que analisa a média de novos casos nos últimos sete dias e, a partir daí, em comparação com os dados de 14 dias anteriores, é possível analisar a propagação do vírus na cidade.
De acordo com o Nepe, a maioria dos municípios da região das vertentes estão com a situação de contágio em elevação. Dos 43 municípios, 15 estão em estado de aceleração, 7 em estabilidade, 13 em redução e 3 com o número de casos zerados. 5 municípios se encontram em estado de indefinição, quando não é possível comparar matematicamente a média móvel atual com a de 14 dias atrás. Dentre os municípios que pertencem a microrregião de São João del-Rei, Barroso, Madre de Deus de Minas, Nazareno, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ritápolis, Santa Cruz de Minas e São Vicente de Minas apresentam alta nas taxas de contágio.
O boletim completo está no site nepeufsj.wixsite.com/meusite.