Com os recordes de casos de covid-19 confirmados em todo o país, e o aumento de casos que necessitam de internação, as autoridades de saúde manifestaram preocupação com o risco de desabastecimento de insumos para tratamento de pacientes com a covid-19. O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, admitiu no dia 16 em março, que Minas podia vir a enfrentar falta de oxigênio hospitalar e de insumos do kit de intubação por covid-19.
O diretor geral do Hospital de Nossa Senhora das Mercês em São João del-Rei, Ricardo Camarano, disse que apesar da unidade de saúde apresentar dificuldades em comprar os insumos, a situação é estável na instituição. “A gente não teve ainda nenhuma situação de desabastecimento. Estamos funcionando dentro da nossa normalidade. Desde quando nós fomos ampliando os leitos, nós fomos revendo os contratos com nosso fornecedor. A nossa preocupação é a que atinge o estado de Minas inteiro. Estamos monitorando esse tempo todo e a gente vai sempre conversando, até agora não tivemos problema. Claro que qualquer problema que ocorrer, a gente vai perceber que é uma situação que fica muito alheia a vontade da instituição, porque não temos como prever quando podemos ficar desabastecidos.”
O diretor destacou ainda dificuldades devido aos altos preços de mercado do kit intubação. “A questão dos insumos, dos equipamentos, a gente não teve nenhum problema de falta até agora. O que a gente tem encontrado na verdade, é uma dificuldade de comprar alguns medicamentos, principalmente o kit intubação. Estamos tendo uma dificuldade para comprar não só em razão de achar propriamente o medicamento, mas em razão do preço. Houve uma inflação altíssima dos valores. A gente tem um custo muito alto para manter esses leitos. Mas, até agora, em razão de toda uma estrutura que foi montada, de pessoas qualificadas que estão trabalhando, não só na assistência, mas também no setor administrativo, nós estamos conseguindo manter todos os nossos estoques. Mas, eu ressalto a dificuldade de aquisição, principalmente, em razão dos valores”.
A unidade de saúde é uma das responsáveis por atender pacientes com covid-19 de São João del-Rei e região e conta com 22 leitos de UTI, sendo 20 via SUS e dois particulares/convênio. Com o aumento de casos em todo o estado o Hospital vem atuando com lotação máxima, mas de acordo com Ricardo Camarano mesmo com a atual ocupação dos leitos, a instituição conta com um quadro de funcionários suficiente para atender a demanda. A reportagem segue na tentativa de contato com a Santa Casa da Misericórdia, outra unidade de saúde responsável nos atendimentos a Covid-19, mas continua sem retorno nas solicitações de entrevistas.