Emboabas

Após requerimento de cinco vereadores, presidente da câmara de SJDR diz que vai instalar CPI para investigar alimentos vencidos na Casa Lar

Inspeção na Casa Lar no dia 15 de abril – Foto: Lívia Guimarães

            Cinco vereadores de São João del-Rei protocolaram no último dia 20 de abril, o pedido de abertura da CPI dos Alimentos Vencidos, com o objetivo de apurar supostas irregularidades na compra, armazenamento e distribuição de alimentos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O anuncio foi feito pelos vereadores, Fabiano Pinto (DEM), Igor Sandim (Podemos), Lívia Guimarães (PT), Professor Leonardo (PSDB) e Rogério Bosco (PT) através de uma coletiva de imprensa virtual.

            O pedido de aberura da CPI acontece após uma inspeção realizada pelos vereadores Igor Sandim, Lívia Guimarães e Rogério Bosco, acompanhados do promotor de justiça Dr. Adalberto Leite. Eles fizeram uma inspeção surpresa na Casa Lar, no dia 12 de abril e detectaram irregularidades na alimentação das nove crianças atendidas na instituição. As investigações continuaram com a visita até à Assistência Social, no bairro Matosinhos, no dia 15 de abril, local em que são guardados os alimentos e insumos que são encaminhados para a população, inclusive para a Casa Lar.

            Com o requerimento encaminhado, cabe ao Presidente da Câmara, Stefânio Pires (PSL), aceitar o pedido. Ao final da reunião da Casa Legislativa, no dia 20, Stefânio disse que já havia recebido o pedido, e que vai aceitar o requerimento.

            No dia 16 de abril, a reportagem da Rádio Emboabas entrou em contato com a Casa Lar e foi atendida por Francisca Rosemaire de Resende, que se identificou como a nova responsável pela instituição. Disse ainda que havia assumido a Casa por tempo indeterminado e que não poderia comentar sobre assuntos da gestão passada.  Durante a coletiva de imprensa, os vereadores alegaram que, no entanto, a mudança no cargo à frente da gestão da entidade, não é oficial e que nenhuma portaria foi publicada pela Prefeitura Municipal, informando quaisquer alterações. A reportagem está em contato com a Assistência Social, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.

            Com a instalação da CPI, será definido quais os vereadores que vão participar das investigações para que possam ser feitas as vistorias e averiguações necessárias.

Sair da versão mobile