Cinco vereadores de São João del-Rei protocolaram no último dia 20 de abril, o pedido de abertura da CPI dos Alimentos Vencidos, com o objetivo de apurar supostas irregularidades na compra, armazenamento e distribuição de alimentos pela Secretaria Municipal de Assistência Social. O anuncio foi feito pelos vereadores, Fabiano Pinto (DEM), Igor Sandim (Podemos), Lívia Guimarães (PT), Professor Leonardo (PSDB) e Rogério Bosco (PT) através de uma coletiva de imprensa virtual.
O pedido de aberura da CPI acontece após uma inspeção realizada pelos vereadores Igor Sandim, Lívia Guimarães e Rogério Bosco, acompanhados do promotor de justiça Dr. Adalberto Leite. Eles fizeram uma inspeção surpresa na Casa Lar, no dia 12 de abril e detectaram irregularidades na alimentação das nove crianças atendidas na instituição. As investigações continuaram com a visita até à Assistência Social, no bairro Matosinhos, no dia 15 de abril, local em que são guardados os alimentos e insumos que são encaminhados para a população, inclusive para a Casa Lar.
Com o requerimento encaminhado, cabe ao Presidente da Câmara, Stefânio Pires (PSL), aceitar o pedido. Ao final da reunião da Casa Legislativa, no dia 20, Stefânio disse que já havia recebido o pedido, e que vai aceitar o requerimento.
No dia 16 de abril, a reportagem da Rádio Emboabas entrou em contato com a Casa Lar e foi atendida por Francisca Rosemaire de Resende, que se identificou como a nova responsável pela instituição. Disse ainda que havia assumido a Casa por tempo indeterminado e que não poderia comentar sobre assuntos da gestão passada. Durante a coletiva de imprensa, os vereadores alegaram que, no entanto, a mudança no cargo à frente da gestão da entidade, não é oficial e que nenhuma portaria foi publicada pela Prefeitura Municipal, informando quaisquer alterações. A reportagem está em contato com a Assistência Social, mas até o fechamento da matéria não obteve retorno.
Com a instalação da CPI, será definido quais os vereadores que vão participar das investigações para que possam ser feitas as vistorias e averiguações necessárias.