Pode até parecer que não, mas os alimentos que você ingere ao longo do dia impactam diretamente na qualidade do seu sono. Se dormir à noite é uma tarefa difícil, o erro pode estar na escolha do que vai à mesa.
A nutricionista de São João del-Rei, Ana Carolina Maia, explica que quem sofre de insônia deve controlar o consumo de cafeína e açúcar. Em contrapartida, alimentos ricos em vitamina B6, magnésio e triptofano são bem-vindos.
Mas afinal, o que é esse triptofano? “Esse triptofano é do sistema nervoso central, ele é ativado ali. Onde encontra essas coisas? São os sete alimentos que seriam banana, leite, cereais como aveia, arroz e trigo. Eles auxiliam bastante na insônia. Uma dica é você fazer o mingau antes de dormir, uma coisa mais leve que seja de pouco açúcar, porque o açúcar deixa o organismo elétrico.”
Outra boa aposta é o maracujá. Vale comer a fruta ou preparar sucos e chás. Também o mel que, dentre os carboidratos, é o que menos faz mal e pode ser utilizado para adoçar o leite. Na lista estão, ainda, alface e nozes. “As nozes seriam alta concentração de magnésio, ajuda para fazer atividade física, é rica em várias outras coisas que ajudam no organismo e também coma insônia. Seria ideal comer antes de dormir, mas em um espaço de uma hora a uma hora e meia. Isso ajuda porque você vai mastigar bem devagarzinho as suas castanhas e vai elevando com um chazinho quente, isso ajuda.”
Quem aprecia um bom chá, tem mais um leque de opções. Mas atenção, existem duas categorias de chás, os calmantes e os estimulantes. Ana Carolina destaca quais produtos são indicados para atrair o sono. “Tem chás que são aliados como Camomila, Melissa, Erva-cidreira, Maracujá que é a Passiflora, Valeriana, são vários chás que são clamantes que pode tomar antes de dormir. Isso ajuda bastante para você dormir e se equilibrar.”
Ter um sono de qualidade faz toda a diferença. É o que promove o equilíbrio interno do organismo. A nutricionista diz que afeta, inclusive, o processo de emagrecimento e crescimento de crianças e adolescentes.