Emboabas

Em mais uma semana com alto número de internações nas casas de saúde da cidade, São João del-Rei chegou a 90 mortes pela covid-19 e 248 novos registros da doença nos últimos sete dias

Sars-coV-2 – Foto: Reprodução

Entre sexta-feira, dia 09 e quinta-feira, dia 15 de abril, as casas de saúde de São João del-Rei continuaram atuando com capacidade máxima para atendimento a pacientes com sintomas da Covid-19. Na segunda-feira, dia 12 de abril, foram registradas 74 internações nas alas Covid-19, todas em leitos de UTI e 54 deles moradores da cidade, também um novo recorde de casos de são-joanenses internados. De acordo com a Secretaria de Saúde, as casas de saúde continuam atuando com capacidade máxima, na quinta-feira, as instituições atendiam a 65 pacientes com sintomas da doença, sendo que 33 estavam em ventilação mecânica. Dos 65 pacientes, 54 são moradores da cidade.

 A Santa Casa da Misericórdia aparece com os maiores números de internações, chegando a apontar 40 pacientes internados, no período. No entanto, de acordo com a Secretaria de Saúde, a unidade possuí 22 leitos de UTI SUS. Além disso, a instituição havia habilitado 12 novos leitos para atendimento a pacientes de convênio ou particular. Mesmo com os leitos públicos e privados, os números de internações são maiores que os leitos anunciados pela casa. A reportagem da Rádio Emboabas, segue tentando contato com a instituição para saber sobre o número de leitos disponíveis, mas ainda sem retorno. Já o Hospital Nossa Senhora das Mercês, segue atuando com 20 leitos públicos e dois privados ou convênio. Após lotação máxima registrada, a Unidade de Pronto Atendimento – UPA, foi equipada com 15 leitos para atendimento a pacientes. No total, são 71 leitos de UTI, entre públicos e privados no município, de acordo com as informações das casas de saúde.

De sexta a quinta-feira, foram registradas nove mortes provocadas pelo novo vírus na ala Covid-19 das instituições, três deles são-joanenses e seis de cidades do estado. Além das internações, os números de pessoas confirmadas com a doença na cidade seguem em alta. Foram 248 casos de covid-19 registrados entre a última sexta-feira e essa quinta. Com essa atualização, chega a 4.481 o total de positivos na cidade, desse número 90 pessoas não resistiram as complicações da doença e faleceram, outras 3.650 já se recuperaram e 741 pacientes estão em quarentena.

No período, as notificações subiram de 13.891 para 14.692, ou seja, 801 pessoas procuraram as unidades de saúde com sintomas da doença. A cidade também descartou 258 casos suspeitos, o número de testes negativos chega a 5.869, o que corresponde a cerca de 40% dos casos notificados.

O alívio vem do número de recuperados, 191 pessoas receberam o diagnóstico de recuperação da doença nesse período. No entanto, é necessário reforçar, que a cidade viveu mais uma semana difícil no enfretamento da pandemia da Covid-19, com as casas de saúde registrando novos recordes de internações, nove pessoas que estavam internadas não conseguiram se recuperar, após a batalha contra o vírus, que continua vitimando milhares de pessoas por dia, no país. Se for sair, use máscara. Não aglomere e mantenha as medidas de higiene, como a lavagem das mãos e uso do álcool em gel.

Sair da versão mobile