Às vezes a ideia de um projeto surge na faculdade e se desenvolve até a sua efetivação no mercado. Alunos, professores, técnicos e ex-alunos da Universidade Federal de São João del-Rei podem utilizar o conhecimento além das paredes da sala de aula e investir em empresas de sucesso. Pensando em conhecer um pouco mais sobre as empresas-filhas da instituição, está sendo realizado um levantamento pelo Núcleo de Empreendedorismo e Inovação Tecnológica. Quem explica é o Professor Paulo Granjeiro coordenador do Núcleo. “Esse mapeamento é bem bacana, porque a gente quer criar uma comunidade desses empresários, é uma conexão bem forte da nossa universidade com o setor produtivo. São vários os benefícios que esses empresários terão, como por exemplo: A certificação como empresa filha da UFSJ; o business networking, a possibilidade desses empresários estarem conectados entre eles e também conectados com a Universidade; a possibilidade de parcerias com projetos de inovação.
Ele destaca que a instituição conta com incentivos para a inovação e empreendedorismo nas disciplinas cursadas e projetos desenvolvidos: “Temos disciplinas de empreendedorismo, nós temos grupos de inovação tecnológica que vêm fomentando a cultura empreendedora e de inovação nos diferentes campi da UFSJ. A UFSJ ela tem 6 campi, 3 em São João del-Rei. Mas, ela tem outros campi avançados em Ouro Branco, Divinópolis e Sete Lagoas. Nós temos pelo menos um grupo de inovação tecnológica formada por pesquisadores e alunos, fomentando a cultura empreendedora.”
Aqueles sócios ou proprietários de empresas, que são relacionados com a UFSJ, devem acessar as redes sociais do INDETEC UFSJ para realizar o cadastro. “Tem um link do google. Eu peço que por gentileza, acessem as redes sociais da UFSJ, da INDETEC, a incubadora de empresas, que lá tem os links para acessar o google forms e poder preencher.”
O grande objetivo do mapeamento é construir uma rede de trocas, parcerias e oportunidades.