SJDR confirma mais três óbitos por covid-19 e outros 50 casos para a doença
São João del-Rei confirmou mais três mortes provocadas pelo novo coronavírus na segunda-feira, 19 de abril. Tratam-se de três senhores, de 66, 69 e 86 anos. Todos com registro de comorbidades. Eram moradores dos bairros: Matosinhos, Tijuco e Bom Pastor. Agora, chega a 96 o total de moradores da cidade que faleceram em decorrência de complicações do vírus. A Secretaria Municipal de Saúde investiga, ainda, um óbito suspeito pela doença.
Também na data de ontem, mais 50 pessoas testaram positivo para a Covid-19. Com esta atualização, subiu para 4.623 o número de infectados em São João del-Rei. Desses, 3.840 já se recuperaram e 687 seguem em tratamento. As notificações estão em 15.112, sendo que 6.004 foram descartadas.
Além dos 3 óbitos de são-joanenses, foi registrado, ainda, a morte de um homem de Santa Cruz de Minas, de 37 anos. Ele não possuía doenças preexistentes e foi confirmado com o vírus. Sobre o quadro hospitalar, houve quatro altas clínicas nas últimas 24 horas e nenhuma nova internação.
No total, são 58 hospitalizados na ala Covid-19 da cidade. Todos em leitos de UTI e 39 já foram confirmados com o vírus. São 43 moradores de São João del-Rei e os demais de cidades vizinhas. São 33 internados na Santa Casa de Misericórdia, dos quais 15 estão em respiradores e um está internado na ala pediátrica em leito de terapia intensiva. Outros 19 estão no Hospital Nossa Senhora das Mercês, sendo que 15 estão em ventilação mecânica. Além disso, há seis internados na UPA – Unidade de Pronto Atendimento.
De acordo com a Secretaria de Saúde, São João del-Rei conta com 42 leitos via SUS para tratamento da Covid-19, além de doze privados ou via convênio. O boletim epidemiológico não informa se as internações são públicas ou privadas. Também há 15 leitos de retaguarda para atendimentos na UPA.
Secretaria Municipal de Saúde divulga calendário de vacinação contra a Covid-19 em drive thru nesta semana; idosos de 67, 66 e 65 recebem primeira dose do imunizante na quarta e quinta-feira
Um novo cronograma de vacinação para idosos de 67, 66 e 65 anos foi divulgado pela secretaria municipal de saúde. O detalhamento ficou da seguinte forma: A 1ª dose para pessoas de 67 e 66 anos de idade, acontece na quarta-feira, dia 21 de abril; já a aplicação da 1ª dose para aqueles com 65 anos de idade, acontece na quinta-feira, dia 22 de abril. Entretanto, a pasta municipal reforça que a vacinação para esse segundo grupo, 65 anos, vai acontecer enquanto houver doses disponíveis.
A programação para a 2ª dose da vacina foi mantida. Nesta segunda-feira, dia 19 de abril, estão sendo aplicadas as doses naquelas pessoas que foram vacinadas dia 3 de abril. Já na terça-feira, dia 20 de abril, são vacinados aqueles que receberam a 1ª dose dia 5 de abril. Por fim, na quarta-feira, dia 21, 2ª dose para os vacinados no dia 6 de abril.
A vacinação acontece em esquema drive thru, no Parque de Exposições da cidade, às margens da BR 494. Para ser vacinado, é preciso apresentar documento com foto, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência atualizado. O horário será de 8h às 14h.
Caso o idoso deseje pode contribuir com uma campanha solidária de arrecadação de alimentos no momento da imunização. Basta doar um quilo de alimento não perecível que será repassado a Secretaria Municipal de Assistência Social.
AINDA SEM DATA DEFINIDA PARA COMEÇAR, SECRETARIA DE SAÚDE DE SJDR DIVULGA LISTA COM 22 COMORBIDADES INCLUÍDAS COMO PRIORITÁRIAS PARA A VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19
Cerca de três meses depois de ser iniciada a vacinação contra a covid-19 no país, os estados ainda estão vacinando os primeiros grupos: profissionais da saúde que estão em atividade e idosos. Em São João del-Rei e região, os idosos com 67 anos começaram a ser contemplados com a vacinação contra a doença nessa semana. Ainda sem previsão do encerramento de vacinação dos idosos, a Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei divulgou a lista com 22 comorbidades que foram incluídas como prioritárias na vacinação contra o Coronavírus.
De acordo com a publicação da pasta, as patologias foram divulgadas para que seja providenciado relatório contendo o CID (classificação Internacional das Doenças) e receitas, e reforçou que não há data definida para vacinação deste grupo.
Ao todo, 22 comorbidades diferentes foram incluídos no fluxo de vacinação contra a COVID-19: Diabetes Melitus, Pneumopatias Crônicas Graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), Hipertensão Arterial Estágio 3, Hipertensão Arterial Estágios 1 e 2 com LOA e/ou comorbidade, Doenças Cardiovasculares, Insuficiência Cardíaca (IC), Cor-Pulmonale e Hipertensão Pulmonar, Cardiopatia Hipertensiva, Síndromes Coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e Pericardiopatias, Doenças da aorta dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, Arritmias Cardíacas, Cardiopatias Congênitas no adulto, Próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados, Doenças Cerebrovascular, Doença Renal Crônica, Imunossuprimidos, Anemia Falciforme Obesidade Mórbida e Síndrome de Down. A relação completa está disponível no site da prefeitura: http://covid.saojoaodelrei.mg.gov.br/noticia/29368
O prefeito Nivaldo de Andrade chegou a afirmar, no dia 29 de março, que 75 doses de vacinas contra à Covid-19 seriam liberadas para pacientes em tratamento de hemodiálise para a primeira dose, totalizando 150 doses para a imunização completa. Entretanto, na mesma data, a reportagem da Rádio Emboabas entrou em contato com o setor de epidemiologia para verificar se a estratégia de vacinação e calendário deste grupo já haviam sido definidos e a informação recebida pela reportagem foi de que a cidade segue o plano nacional de imunizações definido e traçado pelo Ministério da Saúde e que no primeiro momento pessoas com comorbidades com menos de 60 anos ainda não estão sendo contemplados.
Saiba o que abre e fecha neste 21 de abril, feriado de Tiradentes
Em todo o Brasil, nesta quarta-feira, 21 de abril, é celebrado o feriado de Tiradentes. A data faz memória a figura de Joaquim José da Silva Xavier, que lutou pela independência de Minas Gerais. Como feriado não é dia útil, o funcionamento de alguns setores é afetado. Em São João del-Rei, o Damae, setor de Obras e a Defesa Civil ficam fechados, mas atuam em esquema de plantão. Em caso de urgências, as equipes responsáveis podem ser acionadas. Comércio fecha as portas e retoma as atividades no dia seguinte. Já os bancos interrompem os atendimentos internos, mas os caixas eletrônicos podem ser acessados normalmente. Se o cliente tiver alguma conta para pagar nesta data, pode quitar por meio de agendamento ou via aplicativo. Em relação aos mercados, cada rede define se abre ou não. Mas os que abrem funcionam em horário reduzido, preferencialmente na parte da manhã. Neste feriado não há coleta de lixo. A orientação é embalar e acondicionar bem o lixo em casa e coloca-lo na lata de coleta apenas na quinta-feira. Serviços de saúde e segurança, por serem considerados essenciais, não param. UPA, Santa Casa Da Misericórdia e Hospital Nossa Senhora das Mercês seguem com os atendimentos como nos dias comuns. O posto de saúde de Matosinhos também funciona. A unidade é responsável por atender pessoas com sintomas da Covid-19. Guarda Municipal, Polícias Militar e Civil, igualmente, estão em trabalho normal.
Prazo para pagamento do IPTU 2021 é prorrogado
Em São João del-Rei as guias de pagamento do Imposto Sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2021, foram distribuídas com a data de vencimento para o dia 10 de abril. No entanto, na tarde desta quarta-feira, dia 14 de abril, o prefeito Nivaldo de Andrade prorrogou as datas de vencimento das parcelas do imposto. Com isso, as datas de pagamento ficam da seguinte forma: cota única dia 20 de maio; 1° parcela dia 21 de junho; 2° parcela dia 20 de julho e 3° parcela dia 20 de agosto e 4° parcela dia 20 de setembro.
O desconto de 10% será válido apenas para quem pagar o documento em cota única, até o dia 20 de maio. Em caso de não recebimento do carnê ou imóvel não edificado, a Prefeitura de São João del Rei pede aos contribuintes que solicitem a segunda via pelo site da prefeitura:iptu.saojoaodelrei.mg.gov.br. A Secretaria Municipal de Finanças não está atendendo presencialmente em virtude da onda roxa. Por isso, todos os documentos precisam ser emitidos de forma online.
Custo da alimentação básica apresenta redução de 2,96% em março em São João del-Rei
O custo da alimentação básica em São João del-Rei apresentou redução de 2,96%, em março. Isso é que mostra o boletim mensal do NEPE – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da UFSJ. Nos 3 primeiros meses deste ano, a cesta básica acumula queda de -5,47%. Porém, no acumulado dos últimos 12 meses, ou seja, de março de 2020 a março de 2021, a alta é de 16,12%. No mês de março, o cafezinho pesou no bolso do são-joanense. Isso porque os itens que mais contribuíram para essa elevação são: o pão francês, que subiu 3,57%, farinha de trigo que ficou 3,53% mais cara e o café com alta de 2,85%. Já a banana e o tomate deram um alívio no hora de fazer as compras, com reduções mais expressivas de -22,15% e -20,04%. Neste mês, o custo da alimentação comprometeu 46% do salário mínimo liquido. A pesquisa analisa, todos os meses, o preço de 13 produtos em 13 estabelecimentos comerciais no município de São João del-Rei. O boletim completo fica disponível no site nepeufsj.wixsite.com/meusite.
Data de aplicação das provas do Encceja é remarcada para o mês de agosto
A data da prova do Encceja foi remarcada. Agora, as questões vão ser aplicadas no dia 29 de agosto de 2021. Essa ainda é a edição de 2020 do o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos.
A prova anteriormente estava prevista para o dia 25 de abril de 2021. Entretanto, de acordo com o INEP, foi necessário ajustar o cronograma de aplicação, devido ao cenário atual da pandemia da Covid-19.
O INEP também divulgou o número de inscritos que vão participar dessa edição. Ao todo, 1.630.046 participantes estão inscritos. Desse total, 301.438 farão provas para obter certificação de ensino fundamental e 1.328.608 para o ensino médio.
O Encceja é um teste de participação voluntária realizada pelo Inep. Seu objetivo é que jovens e adultos, que não concluíram o ensino fundamental e médio, na idade adequada, possam certificar seus conhecimentos. Feita a prova e com o certificado para o ensino médio em mãos, a pessoa pode se candidatar a vagas no ensino superior, mesmo que não tenha concluído as etapas escolares regularmente.
Há materiais de estudo gratuitos disponíveis no portal do Inep. Além das apostilas com conteúdo de todas as etapas e áreas de conhecimento, também é possível acessar provas e gabaritos de edições anteriores.
Para maiores informações e acesso aos materiais, busque por: enccejanacional.inep.gov.br