Acidentes com crianças em casa, durante a pandemia, têm causado bastante preocupação. Dados mostram que, ao longo desse período de isolamento social, o número de incidentes aumentou de forma expressiva.
De acordo com o Ministério da Saúde, houve uma elevação de 303% nos atendimentos ambulatoriais por acidentes domésticos durante a pandemia do novo coronavírus. A faixa etária dos acidentados é de pessoas de 0 até 15 anos de idade. A pesquisa comparou os registros entre os meses de março e outubro de 2020 com igual período de 2019. Nesse intervalo, os atendimentos passaram de 7.179 para 28.939.
Por isso, com os pequenos em casa, é preciso ter atenção redobrada. Conversamos com o Cabo Giovanni, do 2° pelotão de Bombeiros Militares de São João del-Rei, que passou algumas orientações às famílias.
“Quem tem criança pequena em casa, neste momento que a gente não está tendo aula e as crianças estão a maior parte do tempo dentro de casa, muita atenção. A nossa casa oferece muitos riscos as crianças, se agente não tiver atento. Para crianças pequenas, sempre utilizar aquele protetor da tomada, uma peça de plástico e borracha que vai vedar a parte da tomada para que ela não coloque o dedo ou qualquer objeto na tomada. Não deixar as crianças manusearem equipamentos eletrodomésticos também.”
O bombeiro também orientou que os pais e responsáveis conheçam os riscos do ambiente. A cozinha, por exemplo, é um local que oferece diversos perigos como queda, queimadura, intoxicação e até mesmo o choque elétrico.
“A cozinha das residências é um local que oferece diversos riscos. Hoje em dia, a nossa casa tem cada vez mais equipamentos ligados na tomada. E na cozinha é o local onde temos diversos equipamentos ligados na tomada. Então, jamais deixar uma criança sozinha na cozinha, com a possibilidade de ela mexer em qualquer equipamento que pode gerar um acidente como forno, micro-ondas, sanduicheira. Além de acidentes que a cozinha já oferece, pode gerar também um acidente com eletricidade.”
Outra recomendação bastante importante é colocar uma porta ou divisória que limite o acesso à cozinha ou a outros cômodos que ofereçam perigos. Se for preciso, em caso de emergências, acione os bombeiros por meio do 193.