A Prefeitura de São João del-Rei liberou a realização de cultos e missas com a presença de fiéis. A decisão foi confirmada por meio do decreto de número 9.233, publicado na sexta-feira, 09 de abril.
A liberação ou não de práticas religiosas em meio a pandemia estava em discussão no Supremo Tribunal Federal (STF). E na quinta-feira (08), por 9 votos a 2, os ministros decidiram que estados e municípios têm autonomia para decidir pela abertura ou fechamento dos templos e igrejas durante a emergência sanitária.
Entretanto, ao optar pela abertura, os grupos e entidades religiosas devem respeitar os protocolos indicados pelas instituições de saúde. Dentre eles, funcionamento com lotação máxima de 25% da capacidade do espaço, distanciamento social, aferição de temperatura, higienização das mãos com álcool em gel 70%, uso de máscaras e desinfecção do ambiente antes e após o fim de cada celebração.
O decreto orienta, ainda, desestimular que pessoas integrantes dos grupos de risco para a Covid-19, com idade acima de 60 anos, hipertensos, diabéticos, gestantes, imunodeprimidos ou portadores de doenças crônicas, frequentem o local neste período.
Como a retomada das atividades presenciais é limitada, igrejas católicas e evangélicas têm adotado o sistema híbrido, presencial e virtual. Há celebrações que são transmitidas via redes sociais e líderes religiosos, quando necessário, agendam atendimento individual.