Emboabas

Infecção pela Covid-19 pode deixar sequelas após recuperação do vírus

A batalha contra o novo coronavírus pode não estar completamente vencida após a alta hospitalar. Isso porque alguns sintomas podem persistir. Cansaço físico, perda do olfato e paladar, ansiedade e queda de cabelo fazem parte de alguns dos relatos de pacientes que se recuperaram da Covid-19 e ainda apresentam semanas e até mesmo meses após a liberação para a rotina. O acadêmico de medicina e membro do projeto Eu Como Cultura Vinicius Resende explica que como o vírus é recente estão sendo feitos estudos e pesquisas para entender essas sequelas: “Temos que lembrar que a Covid-19 é uma doença recente. Dentre as sequelas, as mais comuns relatas estão relacionadas à problemas no pulmão, como a fibrose pulmonar. Também aquelas relacionadas ao coração, à memória, atenção, alteração de humor. Sequelas psicologias relacionadas ao distanciamento social também estão sendo estudadas”, disse.


Dados apontam que mulheres e pessoas com depressão tendem a apresentar mais cansaço após o vírus. “No caso de mulheres e pessoas com diagnostico prévio de depressão e ansiedade, eles tiveram mais chances de relatar esse cansaço pertinente. E outro estudo mostrou que as pessoas que tiveram esse cansaço persistiu por cerca de 10 semanas”, explica. No caso de quem enfrenta problemas com o paladar e olfato a situação pode se estender por maior período. “Os relatos mostram que podem ficar mais de 6 meses depois da doença e ainda sem recuperação completa. Ainda não há um consenso sobre esses casos. É tudo muito novo e querer atualização e acompanhamento da nossa parte”, afirma.


Um novo estudo mostrou que sete em cada dez pacientes hospitalizados por Covid-19 não se recuperam totalmente mesmo depois de cinco meses de alta médica. A pesquisa feita pela Universidade de Leicester, no Reino Unido, e analisou cerca de mil pessoas que ficaram internadas entre março e novembro de 2020.


A recomendação é que em caso de falta de ar, cansaço ou outro sintoma pós Covid-19 a UBS seja procurada para prestar o atendimento médico. Além disso, mesmo pessoas que já tiveram o vírus devem manter as medidas de prevenção como uso de máscara e higiene das mãos.

Sair da versão mobile