Por volta das vinte horas, na noite de quarta-feira, dia 7 de abril, policiais militares realizavam patrulhamento preventivo pelo bairro do Tijuco e adjacências em São João del-Rei. Momento em que, transitando pelo Conjunto Habitacional Risoleta Neves Um, depararam com um cidadão que ao notar a presença da viatura policial, agiu de forma nervosa e inquieta.
Desconfiados de tal atitude, os militares fizeram sua abordagem. Ele foi identificado como sendo o cidadão R.A.S, de 29 anos. Submetido a busca pessoal, em seu poder foram localizados um invólucro com porção de maconha e outro com cocaína.
Indagado, ele assumiu a propriedade da droga e relatou que ambas seriam para seu consumo, visto ser ele usuário de substancia entorpecente. Indagado se possuía mais drogas em seu apartamento, ele afirmou que teria mais uma porção de maconha.
Os polícia, na companhia do autor deslocaram até o apartamento dele e ali, conforme dito, foi localizada mais uma pequena porção de maconha.
Constatada que as pequenas porções seriam para consumo próprio e por se tratar de um crime de menor potencial ofensivo, conforme disposto em Lei, as substancias foram recolhidas e junto ao boletim de ocorrência entregues na delegacia de polícia civil. Já o cidadão, depois de ter assinado o termo circunstanciado de compromisso de comparecimento para audiência, perante o juizado especial criminal, foi liberado.