O Boletim da Vacinação contra a Covid-19, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, através da Vigilância Epidemiológica na quarta-feira, dia 08 de abril, informa que mais 2.557 pessoas foram vacinadas com a primeira dose contra a Covid-19 nos últimos sete dias. Sendo, 178 em profissionais de saúde e 2.379 em idosos. Ainda de acordo com o boletim, mais 648 doses foram aplicadas no período, usadas para completar a imunização. Foram 318 segundas doses aplicadas em idosos e 330 doses aplicadas pela segunda vez em profissionais de saúde. No total, 10.862 pessoas já foram vacinadas com a primeira dose da vacina contra a covid-19, o que representa cerca de 12% da população da cidade. De acordo com o IBGE, o município tem uma população estimada em 90.497 pessoas.
Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, na última semana, a cidade recebeu mais 252 doses da vacina para serem aplicadas na primeira dose, além de 4.598 doses para completar a imunização. No total, São João del-Rei já recebeu 22.643 doses para a imunização de moradores contra o Coronavírus. Foram 13.261 doses para a primeira aplicação, sendo que 10.862 já foram aplicadas. Já para a segunda dose, o município recebeu 9.382, sendo que 4.119 foram aplicadas, o que representa 4,5% da população.
As doses foram distribuídas da seguinte maneira:
O boletim também destacou que 10 pessoas tiveram reações adversas, após a aplicação da vacina e estão sob observação da Secretaria de Saúde. O boletim não especifica quais são os sintomas adversos.
São João del-Rei segue a determinação do estado e realiza a vacinação de profissionais de saúde que estão em atividade, idosos institucionalizados, pessoas com deficiência em residências inclusivas, idosos com mais de 68 anos e começou nessa semana, a vacinação de profissionais de forças de segurança, que ainda não aparecem nos números. A expectativa é que chegue mais uma remessa de doses da vacina em São João del-Rei, na próxima semana. As primeiras doses devem ser usadas para a aplicação em idosos acima de 65 anos, contemplando na seguinte ordem: idosos com 67, 66 e por fim 65 anos, mediante a disponibilidade de doses.