Emboabas

Médico reforça que cuidados devem ser mantidos após a segunda dose da vacina contra a Covid-19

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom SC

Profissionais de saúde e idosos acima de 68 anos já estão sendo vacinados contra a Covid-19 em São João del-Rei, alguns desses inclusive já foram vacinados com duas doses da vacina contra Covid-19. Embora isso seja uma boa notícia, os cuidados com o novo coronavírus não devem ser ignorados mesmo por quem já completou o ciclo de imunização. De acordo com os estudos realizados sobre a viabilidade das vacinas contra a doença, a imunização ao vírus estará completa em cerca de 15 dias após a administração da segunda dose.

O médico que atua na linha de frente o combate a covid-19 no Hospital Nossa Senhora das Mercês, Lucas Negrão, reforça sobre os cuidados que precisam ser mantidos, mesmo com a chegada das vacinas. “A pandemia não acabou, muito pelo contrário. Mesmo com a vacina, todas as medidas de segurança ainda são necessárias. A gente não tem perspectiva de vacinar em massa a população tão cedo. Então, mais do que nunca, a gente precisa valorizar a vacina e valorizar a vida, respeitando as medidas de prevenção, as medidas de higiene e não aglomeração. Evitar, sempre que possível, se expor a esse vírus. É um mito que ele só atinge pessoas com comorbidades e pacientes idosos. Mesmo assim, ainda que nós jovens tenhamos menor risco, a gente transmite para esse grupo”.

Portanto, o uso de máscara de proteção, higiene constante das mãos e manutenção do isolamento social, especialmente evitando-se aglomerações, continuam sendo fortes aliados no combate à Covid-19, uma vez que ainda não é possível promover a vacinação em massa da população, em função do baixo quantitativo de doses de vacina recebido até o momento.

Sair da versão mobile