Após mais uma reunião semanal do Comitê Extraordinário Covid-19, ficaram definidas as novas diretrizes para as Macrorregiões de estado. O Governo de Minas Gerais anunciou que as regiões devem seguir, por mais uma semana, as medidas decretadas na semana passada.
Somente para a macrorregião de Saúde Triângulo do Sul e as microrregiões de São Gotardo, Montes Claros/Bocaiúva e Taiobeiras devem avançar para a onda vermelha do plano Minas Consciente. A progressão será permitida a partir de segunda, 12 de abril, caso o cenário se mantenha favorável.
Entretanto, houve algumas mudanças nas medidas mais restritivas. O estado optou por alterar a norma que restringe a circulação de pessoas das 20h às 5h e proíbe reuniões familiares durante a onda roxa do plano Minas Consciente. Com isso, foi decretado o fim das duas medidas.
Outras normas mais duras foram tomadas para compensar essas mudanças. Agora, passa a ser proibido a retirada em balcão em todo o comércio não essencial, das 20h às 5h. Estabelecimentos como bares e restaurantes só poderão funcionar em formato de delivery neste horário.Em contrapartidas, a fim de reduzir a circulação de pessoas no pico, Supermercados e padarias vão ter o horário de funcionamento ampliado até as 22h.
A onda roxa é a mais restritiva do programa Minas Consciente. O governador Romeu Zema também falou sobre o resultado dessas medidas restritivas das últimas semanas. De acordo com ele, os números já apontam para o resultado positivo das medidas. Ele acredita que o esforço da população terá reflexo na queda no número de óbitos.