Emboabas

Cadastramento de novos pacientes na ASAPAC de SJDR pode ser feito via telefone para evitar contágio pela Covid-19

Foto: Reprodução

A pandemia do novo coronavírus provocou muitas mudanças. Entidades, repartições públicas e privadas tiveram que remodelar suas formas de trabalho para que a população não fosse impedida de receber serviços tão essenciais. A ASAPAC de São João del-Rei, que acolhe pacientes que lutam contra o câncer, é uma delas. Para evitar a propagação da Covid-19, tem feito o cadastramento de novos pacientes via telefone e whatsapp. O gerente da unidade, Valdecir Braga, explica como ingressar na Associação.

“Quando a pessoa descobre que ela está com câncer, é muito simples e sem burocracia na ASAPAC. É só trazer os documentos pessoais, identidade, CPF, comprovante de renda e endereço, laudo ou biópsia. Laudo ou biópsia comprovando que você está com câncer e precisa de tratamento oncológico. Hoje em dia, devido a pandemia, você pode fazer tudo isso através do nosso telefone ou nosso Whatsapp, que é o mesmo número, 3372 – 1913. A nossa assistente social vai conferir a documentação e vai entrar em contato com você.

 A assistente social atende de segunda a sexta-feira. Às segundas e quartas, de 08h às 12h. Às terças, quintas e sextas-feiras, de 13h às 17h. Em caso de necessidade, é possível também agendar um encontro presencial. A ASAPAC recebe, atualmente, pacientes de cerca de 50 municípios do Campo das Vertentes e Zona da Mata. A missão da entidade é auxiliar aqueles que passam pelo tratamento do câncer em todas as áreas, tanto física quanto psicológica.

Nos últimos cinco anos, registrou mais de 500 pessoas curadas.“Nós estamos aqui abertos para todos aqueles que precisarem de uma palavra amiga, de um acolhimento, de um atendimento, de um benefício, de medicamento, suplementos alimentares, cadeira de rodas e cadeira de banho. Uma equipe multidisciplinar de saúde, com diversos profissionais, para dar o acompanhamento necessário, o tratamento ao paciente para que ele possa vencer o câncer.”

Além dos recursos citados pelo gerente Valdecir, existem as casas de apoio, disponíveis em São João del-Rei e Belo Horizonte. Os espaços estão prontos para acolher pacientes que precisam sair de suas cidades para realizar o tratamento. Tudo isso é oferecido de graça. A Associação sobrevive por meio de doações, com a ajuda da comunidade e instituições. Interessados em contribuir podem entrar em contato pelo 3372-1913. O endereço da ASAPAC é rua Ministro Gabriel Passos, número 232, no centro.  

Sair da versão mobile