Emboabas

SJDR confirma os primeiros casos positivos para a Dengue e a Chikungunya em 2021

Foto: Reprodução

São João del-Rei registra neste mês de abril, os primeiros casos positivos do ano, para as doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

De acordo com a última atualização do quadro do setor municipal de endemias, divulgado dia 5 de abril, a cidade possuí 10 casos positivos. De forma detalhada, são 9 para a Dengue e 1 para a Chikungunya. No total, constavam 35 notificações, 34 para a Dengue, 1 para a Chikungunya e nenhuma para a Zika. Com relação aos números de suspeitas para a dengue, 9 tiveram confirmação, 5 já tiveram resultado negativo e 20 seguem em investigação.

De acordo com a Secretaria de Saúde, nos primeiros 3 meses de 2021, São João del-Rei estava livre da Dengue. O município não havia confirmado casos da doença neste período. O município somava apenas 11 notificações para a enfermidade. 

No início deste ano, no mês de janeiro, a Secretaria de Saúde de São João del-Rei realizou o primeiro Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti, o LIRAa. Foram visitados 2.167 imóveis. De acordo com dados da pesquisa, foram coletados 104 focos positivos do mosquito Aedes Aegypti. O maior número de focos foi encontrado em lixo domiciliar. Com isso, a classificação do município ficou em alto risco de infestação.

As principais orientações para combater o mosquito seguem as mesmas. Não deixe água parada, deixe as lixeiras sempre tampadas e o quintal sem lixo e entulhos. A população pode denunciar focos de água parada pelo tele-dengue no 33791565.

Sair da versão mobile