No início do ano, com a redução dos infectados pela Covid-19 e o anúncio da chegada dos primeiros lotes de vacinas contra a doença, o sentimento era de que o pior já havia passado. Dois meses depois, uma realidade inesperada. Explosão de casos e mortes diários em todos o país e UTIs lotadas. Só para se ter uma ideia, São João del-Rei, em apenas três dias, no período de 29 a 31 de março, registrou cinco mortes e 169 infectados pelo vírus.
As casas de saúde do município operam com capacidade máxima. Médicos e enfermeiros trabalham sem pausa mergulhados em um ambiente de alta pressão. Para frear o avanço do coronavírus, todo o estado de Minas Gerais, exceto o Triângulo do Norte, está na onda roxa do Minas Consciente. Isso significa que as medidas sanitárias são mais do que fundamentais.
Ao sair de casa, máscara de proteção. E colocada do modo correto, tampando boca e nariz. A médica de comunidade e família, Tatiana Miranda, explica por que o equipamento é tão importante. “É importante a gente lembrar que a principal forma de transmissão, que uma pessoa passa o vírus pra outra, é através das gotículas que saem quando a gente fala, tosse ou espirra. O vírus ele entra no nosso corpo pelo nariz, pela boca e pelos olhos. A máscara vai evitar que as pessoas transmitam o vírus, ela vai reduzir as chances.”
Nos estabelecimentos de necessidades essenciais, como bancos e mercados, manter o distanciamento social. Fique a, pelo menos, dois metros de distância das outras pessoas. Ao retornar para casa, lave bem as mãos com água e sabão por cerca de 20 segundos, higienizando, inclusive, entre os dedos. É indicado também trocar de roupa.
Apesar de a vacinação estar em andamento, não é hora de se descuidar, como reforça a responsável pela Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei, Edwalda Maria. “Por favor, cuidem-se! Usem a máscara, álcool em gel, lavem as mãos com água e sabão, evite aglomeração, evite o contato pessoal. Este é o momento que nós não podemos morrer na praia, nós estamos a um passo. Então, por favor, nós precisamos ainda da paciência, da compreensão e de estarmos juntos nesse processo contra esse vírus.”
Em caso de sintomas, como febre, tosse e cansaço busque pela Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa entre segunda e sexta-feira, durante o dia. À noite, finais de semana e feriado, pelo Centro de Triagem, que é a UBS de Matosinhos, com atendimento 24h.