Emboabas

Três são-joanenses falecem em decorrência da Covid-19; com recorde de casos, cidade confirma outros 83 positivos para a doença

Sars-coV-2 – Foto: Reprodução

Na terça-feira, 30 de março, São João del-Rei registrou o falecimento de três moradores com a Covid-19. Tratam-se de duas senhoras de 79 e 68 anos, com registro de comorbidades e resultado positivo para o vírus. Também foi registrado o óbito de são-joanense mais jovem com o coronavírus até então. O homem, de 28 anos, residente da cidade estava internado em Barbacena e tinha exame confirmando a doença. Eles eram moradores dos bairros Matosinhos, Colônia do Marçal e Vila Santa Teresinha. Com essa atualização, chegou a 79 o total de são-joanenses que faleceram em decorrência da Covid-19.

Ainda nesta terça (30), a cidade bateu um recorde de casos confirmados no período de 24 horas. Foram 83 positivos. São moradores dos bairros: Matosinhos com 18 casos; Colônia do Marçal com 15 positivos; Tijuco com 9; Bom Pastor com 6 casos; Centro com 5; Bonfim, Pio XII e Vila Santa Terezinha com 4 positivos cada; Araçá com 3; Colinas del Rei, Segredo e Fábricas com 2 casos cada bairro; Guarda Mor, Dom Bosco, Vila Belizário, Cohab, Bengo, São Judas Tadeu e Bela Vista com um caso positivos em cada local. O distrito de Januário também confirmou 2 casos positivos para a doença.

Com isso, chega a 3.904 o total de infectados na cidade. Desse número, conforme informado anteriormente, 79 vieram a óbito, outros 3.240 já se recuperaram e 585 seguem em tratamento. As notificações subiram para 12.911, das quais 5.218 foram descartadas por testagem. A pasta municipal de saúde investiga, ainda, um óbito de são-joanense considerado suspeito para a Covid-19, entretanto ainda não foi confirmado nem descartado.

As unidades de saúde da cidade registraram mais dois óbitos de pacientes da região. Uma obituada de Tiradentes, 65 anos, com registro de comorbidades e uma obituada residente de Coronel Xavier Chaves de 51 anos testado positivo para a doença. Além dos 4 óbitos, foram registradas três altas clínicas nas últimas 24 horas e 11 novas internações. No total, são 65 internados nas casas de saúde de São João del-Rei na ala Covid-19, um novo recorde. Todos em leitos de UTI e 40 deles são moradores da cidade.

A Santa Casa da Misericórdia aparece com 39 leitos de UTI ocupados, sendo que 19 pacientes estão em ventilação mecânica. Dos 39, 17 já confirmaram como caso de covid e 12 aguardam resultado de exame. Três das internações é na ala de pediatria. Já no Hospital Nossa Senhora das Mercês, são 19 casos internados, 14 pacientes estão respirando com a ajuda de aparelhos. Dos 19, 11 já foram confirmados como casos positivos. A Unidade de Pronto Atendimento, UPA, aparece com sete internações, sendo que um paciente já confirmou a doença. No entanto, o boletim informa que devido ao auto fluxo e complexidades, a UPA não atualizou as informações sobre novas internações e altas nas últimas 24 horas.

De acordo com a Secretaria de Saúde da cidade, São João del-Rei conta com 42 leitos via SUS para tratamento da Covid-19, além de doze privados ou via convênio. O boletim epidemiológico não informa se as internações são públicas ou privadas. A Santa Casa da Misericórdia que até então possui 32 leitos para atendimentos a pacientes, sendo 20 SUS e 10 particulares/convênio, aparece com 39 pacientes internados, o que indica que novos leitos estão sendo utilizados na instituição.

Sair da versão mobile