Emboabas

Setor de Trânsito fala sobre estratégias adotadas para sistema de vacinação de idosos em drive thru

Vacinação drive thru na avenida Tancredo Neves – Foto: Vanuza Resende

A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei definiu uma nova estratégia para vacinação contra a Covid-19 em idosos. Desde terça-feira, dia 30 de março, os idosos estão sendo vacinados dentro dos veículos na Avenida Presidente Tancredo Neves entre 8h e 14h. O diretor de trânsito da cidade, Valdo Alves falou sobre as estratégias adotadas pelo setor para a vacinação. “Como o pessoal da saúde resolveu fazer esse drive thru aqui na Avenida Tancredo Neves, o que nós fizemos. Nós pegamos lá da ponte do ‘Zé Menino’, até próximo a ponte do teatro e interditamos. Só está entrando os veículos que vão realizar o drive thru. Então, nós fizemos duas filas de veículos para render e a vacinação ser mais rápida.”

            Ainda de acordo com o Valdo, caso seja necessário, devido a um alto fluxo de veículos, o local será adaptado. “Se aumentar o fluxo de veículos, aí nós vamos ou procurar outro local que possa atender, ou a gente vai fazer o controle neste local mesmo. Mas, a princípio, vai ser mantido aqui. O controle, tanto do departamento de trânsito, quanto da guarda municipal, a gente vai trabalhar para organizar e ficar bem organizado.”   

Até o próximo sábado serão vacinados idosos com 70 anos. Na terça-feira, idosos de 74 anos foram contemplados. Já nesta quarta-feira, idosos de 73 anos estão sendo vacinados. Na quinta-feira, será a vez de idosos com 72 e 71 anos. Na sexta, não haverá vacinação devido ao feriado nacional de Sexta-Feira da Paixão. No sábado, a vacinação será para idosos de 70 anos. O calendário deve ser atualizado para as próximas semanas, mediante a chegada de novas doses de vacina contra a Covid-19.

            Já os idosos que moram em zona rural serão contemplados com a vacina nas próprias localidades. O agendamento nos postos de saúde das comunidades já estão realizando o cadastro para uma posterior vacinação. 

Idosos que não tiverem carro não perdem o direito à vacina. É possível solicitar um veículo por meio dos aplicativos de transporte que lançaram a Carona Solidária. Ou agendar a vacinação em uma Unidade Básica de Saúde, mais próxima de casa. A documentação necessária para o momento da vacinação é a carteira de identidade, o cartão do SUS, CPF, um comprovante de residência atualizado e o cartão de vacinas, se possuir. Vale reforçar que idosos com doenças agudas ou febris não devem tomar a vacina neste momento. Quem testou positivo por teste rápido ou antígeno ou usa imunoglobulina deve aguardar 4 semanas. No caso de outra vacina, deve aguardar o prazo de 15 dias.

Sair da versão mobile