O governo de Minas Gerais anunciou na tarde de quarta-feira (31), a prorrogação da ‘onda roxa’ no estado. Com isso, as cidades terão que estender as medidas mais restritivas do programa Minas Consciente, até 11 de abril.
A decisão elaborada pelo Comitê Extraordinário Covid-19 do governo de Minas Gerais, vai incorporar 13 das 14 macrorregiões de Minas, ou seja, 815 das 853 cidades do estado. A Macrorregião Centro-Sul, da qual São João del-Rei faz parte, está inserida entre elas. A única macrorregião que regridirá para a Onda Vermelha é a Triângulo Norte.
Antes, a medida valeria até o dia 4. Entretanto, com o crescente número de casos e o recorde de notificações em Minas, o adiamento se dá na tentativa de conter o avanço da Covid-19.
São João del-Rei no dia 30 de março, registrou um número recorde de casos positivos de Covid-19 em 24 horas. A cidade também vem apresentando números altos de internações. As unidades de saúde da cidade vêm operando com um número máximo de leitos de UTI ocupados.
A onda roxa é a mais restritiva do programa Minas Consciente. Esta fase estabelece medidas como toque de recolher das 20h às 5h, e a proibição de eventos em espaços públicos ou privados. Também ficam vetadas às reuniões presenciais, inclusive de pessoas da mesma família que não moram na mesma casa. A circulação de pessoas sem o uso de máscara de proteção, seja em espaços públicos ou privados, também fica expressamente proibida.