A vacinação dos idosos contra a Covid-19, em São João del-Rei, via sistema drive thru começou nesta terça-feira, dia 30. Na Avenida Presidente Tancredo Neves estavam presentes sete profissionais de saúde aplicando as doses, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Diretoria de Trânsito e Guarda Municipal.
Na abertura deste novo esquema, em que a pessoa recebe a vacina dentro do carro, foram imunizados idosos de 74 anos. Uma longa fila de veículos se formou cedo no local. Mas isso não impediu que a vacinação fluísse rapidamente. Por volta das 10 horas da manhã, havia poucos carros, que eram liberados em até cinco minutos.
Por conta dessa demanda controlada, o setor de epidemiologia informou que nesta quarta-feira, 31 de março, idosos acima de 73 anos já poderão ser vacinados. Isso para adiantar a campanha, englobando o maior número de pessoas possível. Para o restante da semana, o calendário ficou da seguinte forma: na quinta-feira, idosos de 72 e 71 anos e no sábado, de 70 anos.
A coordenadora do setor, Eliene Freitas, orienta sobre o que fazer para receber a dose. “Mas a gente estima que sejam vacinados prioritariamente aqui, já que foi organizado com toda estrutura necessária para distanciamento, medidas de segurança e com acesso para todo mundo. Não esqueça a máscara, que é muito importante, a higiene das mãos e os documentos.”
Idosos que não tiverem carro não perdem o direito à vacina. É possível solicitar um veículo por meio dos aplicativos de transporte que lançaram a Carona Solidária. Ou comparecer à Unidade Básica de Saúde mais próxima de casa. Eline reforça que a vacinação é para idosos de São João del-Rei. “A gente precisa, principalmente agora na Semana Santa com os turistas, do comprovante de residência, porque as vacinas são para os residentes aqui de São João del-Rei. Então, os demais, as vezes veio uma família visitar, que não aproveite desse momento para vacinação, porque cada cidade está recebendo o seu. Todos os idosos estão com suas vacinas protegidas em suas respectivas cidades.”
Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com alguma das Unidades Básicas de Saúde do município.