Através das redes sociais, a Prefeitura Municipal de São João del-Rei, anunciou a abertura de 15 novos leitos para tratamento da Covid-19 na Unidade de Pronto Atendimento, UPA. De acordo com as informações, os equipamentos já começaram a chegar e na próxima terça-feira, dia 30 de março, os leitos já devem entrar em funcionamento.
Os novos leitos estão sendo instalados no local do almoxarifado, que será desativado. O local vai receber pacientes com casos leves e moderados, com pontos de oxigênio e ventilação. No anúncio, a assessoria da prefeitura declara que a medida foi tomada uma vez que Santa Casa da Misericórdia e Hospital Nossa Senhora das Mercês já atingiram 100% de ocupação para tratamento a pacientes com sintomas da covid-19. E inclusive, a própria UPA, que desde o início da pandemia funciona como unidade retaguarda para atendimento a pacientes com covid-19, está em uma situação delicada.
No último boletim epidemiológico com repasse da covid-19, divulgado no sábado, dia 27, pela Secretaria Municipal de Saúde, a informação é de que a cidade possui 58 pessoas internadas nas casas de saúde de São João del-Rei na ala Covid-19. Todos em leitos de UTI e 44 deles são moradores da cidade.
A Unidade de Pronto Atendimento, UPA, aparece com quatros internações, sendo que um dos pacientes já confirmou a doença. No entanto, pela primeira vez, o boletim informou que “devido ao auto fluxo e complexidade, a UPA não atualizou informações de internações de COVID-19 nesta data”.
No dia 26 de março, a Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei, informou a reportagem da Rádio Emboabas que a cidade conta com 42 leitos públicos de UTI via SUS para tratamento da Covid-19, além de doze privados ou via convênio. A Santa Casa da Misericórdia que até então possuía 32 leitos para atendimentos a pacientes, sendo 22 SUS e 10 particulares/convênio, apareceu ao longo dos últimos dias com mais internações do que o número de leitos divulgados. No boletim mais recente, a instituição aparece com 34 pacientes internados.
Nos últimos dias, as casas de saúde de São João del-Rei registraram os maiores recordes de internações durante a pandemia. O maior número foi registrado na quinta-feira, dia 25, quando o boletim apontou 61 pessoas internadas nas unidades de saúde.
A reportagem da Rádio Emboabas entrou em contato com as unidades de saúde, no dia 24 de março, para saber o número total de leitos que estão sendo usados para tratamento dos pacientes com sintomas da doença, mas até o momento não houve respostas.