Emboabas

Secretaria de Saúde confirma a habilitação de dois novos leitos de UTI para Santa Casa da Misericórdia

Foto: Aluisio Moreira/SEI

O Ministério Público habilitou dois novos leitos de UTI para a Santa Casa da Misericórdia, a instituição passa a contar agora com 22 leitos de UTI para tratamento da Covid-19, via SUS. A informação foi repassada para a reportagem da Rádio Emboabas, pelo Secretário Municipal de Saúde, José Marcos de Andrade. A solicitação dos dois novos leitos aconteceu na semana do dia 15 de março. O Hospital Nossa Senhora das Mercês também solicitou a habilitação de dois novos leitos na sexta-feira, dia 19 de março. No entanto, a instituição ainda aguarda a habilitação por parte do Ministério Público.

O Hospital Nossa Senhora das Mercês e a Santa Casa da Misericórdia são as unidades de saúde da cidade responsáveis em atender pacientes com sintomas graves da doença. Desde o início da pandemia, as instituições receberam pacientes de toda a microrregião, uma população de cerca de 250 mil pessoas. São João del-Rei ainda conta com leitos de retaguarda na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Além dos leitos públicos, as instituições possuem leitos privados ou via convênio: são dez na Santa Casa e dois no Hospital.


Além da habilitação dos novos leitos, o Secretário confirmou o contato do estado com a entrega de três respiradores para as instituições da cidade, mas não soube informar a data de entrega dos equipamentos. José Marcos também repassou a informação que o Consórcio Intermunicipal de Saúde das Vertentes – Cisver, vai repassar novos respiradores para as casas de saúde.

Durante os últimos dias, as unidades de saúde bateram recordes nos números de internações. Sendo que a Santa Casa da Misericórdia chegou a registrar 37 internações na ala para Covid-19. Um número de pacientes além dos leitos de UTI disponíveis divulgados pela instituição. A reportagem da Rádio Emboabas entrou em contato com a casa de saúde para confirmar o real número de leitos disponíveis na instituição, mas não obteve respostas até o fechamento da reportagem.

Com o aumento de casos para a Covid-19, a cidade que já começou a vacinação contra a doença, vive o pior momento da pandemia com a ocupação máxima dos leitos de UTI. Por isso, é importante reforçar que as medidas de prevenção são essenciais no combate ao novo coronavírus. São elas: o uso de máscara cobrindo boca e nariz ao sair na rua, lavagem frequente das mãos, evitar tocar nos olhos, nariz e boca, além higiene das mãos com álcool em gel 70% e evitar aglomerações.

Sair da versão mobile