São João del-Rei registra média móvel de 30 casos de Covid-19 ao dia. A cidade continua apresentando altas em relação ao número de casos de Covid-19. O município se encontra na faixa de tendência de aceleração do contágio, pela terceira semana seguida. Isso é o que aponta o boletim do NEPE – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da Universidade Federal de São João del-Rei.
O informativo de número 36, foi divulgado nesta quinta-feira, dia 25 de março. O estudo analisou dados da contaminação no município, tendo como base o período de 17 a 24 de março de 2021.
O dado foi levantado a partir da média móvel atual de casos na cidade, que é então de 30 casos por dia. Isso representa um aumento de 99%, em relação a 14 dias atrás, dia 10 de março, quando a média móvel era de 15,1 casos por dia. No dia 17 de março, a média móvel registrada na cidade era de 20,6 casos ao dia.
A média móvel é um indicador semanal que analisa a média de novos casos nos últimos sete dias e, a partir daí, em comparação com os dados de 14 dias anteriores, é possível analisar a propagação do vírus na cidade.
As regiões São João del-Rei que tiveram alta expressiva no número de infectados foram Matosinhos e Colônia do Marçal.
De acordo com o Nepe, a maioria dos municípios da região das vertentes também se encontra com a situação elevada de contágio. Dos 43 municípios, 28 estão em estado de aceleração. Apenas São Vicente de Minas, Madre de deus de Minas, Alto Rio Doce e Antônio Carlos apresentaram redução em relação à média móvel do número de casos. Já Ingaí, Conceição da Barra de Minas, Dores de Campos, Ibertioga e Santana do Garambéu aparecem com o número de casos zerados.
O boletim completo está no site nepeufsj.wixsite.com/meusite.