Nesta segunda-feira, 22 de março, as casas de saúde de São João del-Rei confirmaram 3 óbitos de pacientes com a Covid-19. São dois de são-joanenses, sendo uma senhora de 62 anos e um senhor de 69 anos. Moradores dos bairros Bom Pastor e Matosinhos. Ambos com comorbidades e resultado positivo para o vírus. Com essa atualização, chega a 70 o número de são-joanenses que faleceram em decorrência de complicações da doença.
Também nesta segunda (22), foram confirmados mais 15 casos para a doença. Os novos pacientes são dos bairros: Colônia do Marçal com quatro casos; Bom Pastor e Senhor dos Montes com dois registros; Bela Vista, Bonfim, Fábricas, Solar da Serra e Vila Santa Teresinha com um caso cada.
Agora, chega a 3.615 o total de infectados. Desse número, conforme informado anteriormente, 70 vieram a óbito, outros 444 estão em tratamento e 3.101 já se recuperaram. As notificações chegam a 12.222, das quais 5.022 foram descartadas. Além dos óbitos dos são-joanenses, as casas de saúde registraram um óbito de um morador de Santa Cruz de Minas, de 57 anos, com registro de comorbidades e testado positivo para covid-19.
Além dos três óbitos, as unidades de saúde registraram seis altas clínicas e treze novas internações. Nesta segunda-feira, foi registrado o maior número de casos de internação na cidade. São 59 pacientes internados nas unidades de saúde. No total são 59 internações, o recorde anterior era 55. Também foi registrado o maior número de são-joanenses internados, são 40 pacientes da cidade recebendo atendimento. A Santa Casa da Misericórdia aparece com 36 leitos de UTI ocupados, sendo que 14 pacientes estão em ventilação mecânica. Dos 36, 16 já confirmaram como caso de covid e 20 aguardam resultado de exame. Já no Hospital Nossa Senhora das Mercês são 19 casos internados, dez pacientes estão respirando com a ajuda de aparelhos. Dos 19, 11 já foram confirmados como casos positivos. Na Unidade de Pronto Atendimento são quatro internações, sendo que três pacientes já foram confirmados com a doença.
São João del-Rei registrava até a última quinta-feira, 18 de março, 40 leitos públicos de UTI via SUS para tratamento da Covid-19, além de dez privados ou via convênio. O boletim epidemiológico não informa se as internações são públicas ou privados. A Santa Casa da Misericórdia que até então possuía 30 leitos para atendimentos a pacientes, sendo 20 SUS e 10 particulares/convênio, aparece com 36 pacientes internados, o que indica que novos leitos estão sendo utilizados na instituição. Segundo as informações da pasta municipal de saúde, já foi solicitada a habilitação de dois novos leitos junto ao SUS para a casa de saúde e outros dois para o Hospital Nossa Senhora das Mercês.