A Gerência Regional de Saúde – GRS com sede em São João del-Rei, recebeu na última sexta-feira, 19 de março, 6.500 doses de vacinas contra a Covid-19. Esse quantitativo é o maior já recebido pela GRS, e faz parte do oitavo lote de vacinas recebido pelo estado na quarta-feira, dia 17 de março.
Diferentemente do que ocorreu nas remessas anteriores, a dose 2 da CoronaVac não ficará armazenada na Unidade Regional de Saúde. Desta vez, os municípios receberão toda a carga para aplicação imediata. Como explica a responsável pela GRS de São João del-Rei, Edwalda Carvalho: “todas as doses que a GRS recebeu serão usadas como doses 1. E a dose 2 será entregue pelo Ministério da Saúde em tempo oportuno para a aplicação”. A alteração na distribuição foi orientada pelo Ministério da Saúde, uma vez que o país está recendo e produzindo vacinas em maior escala.
As doses recebidas devem ser usadas para a vacinação de idosos com mais de 75 anos, podendo avançar na faixa etária, a depender do número de idosos no município. Até então, as cidades da região estão vacinando idosos com mais de 79 anos, porém em algumas cidades já foi possível abranger também os idosos de 78 anos.
Confira o quantitativo que vai ser recebido por cada município. Reforçando que dessa vez todo o quantitativo será usado com a primeira dose.
As cidades também estão recebendo nesta segunda-feira (22), as segundas doses para completar a imunização dos idosos já vacinados. As segundas doses entregues são referentes ao dia 15 de março, quando a GRS ainda guardava a metade dos imunizantes para as cidades.