Emboabas

Estabelecimentos estão autorizados a funcionar com entrega e retirada, economista fala sobre importância de apoiar o comércio local

Comércio está autorizado a fazer vendas remotas – Foto: Geraldo Jaques Jr.

Desde quinta-feira, 18 de março, os comércios de São João del-Rei estão autorizados a fazer vendas remotas com a possibilidade de retirada no local ou entrega via delivery. Antes, a medida era válida apenas para bares, restaurantes, lanchonetes e similares. A determinação veio do governo estadual e foi protocolada pelo poder municipal. Entretanto, os proprietários e funcionários devem se atentar as seguintes normas que devem ser seguidas, como a instalação das barreiras física (balcão) na entrada do estabelecimento e não permitir aglomeração dos clientes em frente ao estabelecimento. Além disso, o estabelecimento deve demarcar a posição dos clientes com distância mínima de três metros.

A medida é uma forma de tentar controlar e frear a contaminação da Covid-19 na cidade, e ao mesmo tempo oferecer oportunidades para os comerciantes continuarem com as vendas e movimentar a economia local. Em 2020, as demissões superaram as contratações em São João del-Rei, e os especialistas alertam que os números tem ligação com a pandemia da covid-19 que desencadeou também uma crise econômica no país. No entanto, em janeiro de 2021, de acordo com o CAGED, foram 80 contratações a mais do que demissões na cidade, o que indica uma possível recuperação econômica. 

E para que essa recuperação continue, é fundamental que a população apoie o comércio local, como reafirma o economista Douglas Ferreira. “É importante destacar que esse movimento de valorização do comércio local, bem como desses pequenos negócios, está muito na questão da importância que eles têm em termos de gerar renda e emprego. Acaba promovendo também, o desenvolvimento do município. É como se fosse um ciclo, uma roda, uma engrenagem, vai girando e vai se retroalimentando. Então, isso gera novas boas expectativas para o empresário e para o consumidor, que tende a consumir mais. Aumenta a geração de emprego, gera mais renda e mais recursos para o município, que pode investir em educação e infraestrutura, por exemplo. Então, tudo passa pelo comércio, pela atividade comercial, pela atividade econômica do município.”

Ao realizar as compras, é preciso estar de máscara cobrindo nariz e boca, utilizar o álcool em gel depois de fazer movimentações com mercadorias, utilizar o cartão e o dinheiro. Além disso, se optar por pedir que a mercadoria chegue em sua casa, atenda o entregador usando máscara e faça a higienização do produto recebido e das mãos que tiveram contato com os materiais recebidos. Com as medidas de segurança adotas, os especialistas afirmam que economia e saúde podem andar juntas.

Sair da versão mobile