Foi no final da tarde de quinta-feira, dia 18 de março, por volta das dezessete horas e trinta minutos. Policiais militares realizavam blitz na avenida Leite de Castro, próximo ao 38º Batalhão, em São João del-Rei. Em certo momento, fizeram a abordagem ao condutor de uma motocicleta Yamaha YBR Factor. Foi identificado como sendo o mototaxista A.S, de 34 anos.
Solicitada sua documentação, assim como da motocicleta, ambas foram apresentadas e estavam em dia com a legislação. Ao fazerem consulta ao sistema de informações de segurança pública, os militares verificaram que contra o cidadão, havia um mandado de prisão em aberto, expedido pelo poder judiciário da Comarca de São João del-Rei.
Diante dos fatos, o autor foi cientificado do teor do mandado e recebeu voz de prisão. Foi levado primeiramente, até a unidade de pronto atendimento para passar por avaliação médica e posteriormente para a delegacia de polícia civil. Ali, foi devidamente qualificado em boletim de ocorrência e colocado à disposição da autoridade policial para passar pelos tramites pertinentes e, se fosse o caso, seu posterior encaminhamento ao sistema prisional.
A motocicleta dele, em dia com a legislação, foi entregue a sua irmã, que ficou responsável pela sua guarda.