Usar o celular enquanto a bateria está carregando, é um hábito comum entre as pessoas. O que muita gente não sabe, é que essa prática pode trazer uma série de riscos. Além de uma possível explosão ou descarga elétrica, também é negativo para o próprio aparelho, já que diminui sua vida útil.
Em um cenário de tempestade de raios, o risco se torna ainda maior. Quem faz esse alerta, é o Cabo Giovanni, do 2° pelotão de Bombeiros Militares de São João del-Rei. “Uma recomendação, é jamais utilizar aparelho celular conectado ao carregador. Em uma possibilidade de tempestade com raios, principalmente. Mas, em qualquer ocasião, não utilizar aparelho celular conectado ao carregador. Ou mesmo outros aparelhos como notebook, tablet, ou qualquer outro conectado a eletricidade, em caso de uma tempestade de raios, pode ser algo extremamente perigo, pode ser algo que traga risco as pessoas.”
Em caso de incêndios envolvendo a rede elétrica, o recomendado é desligar o relógio e não tentar conter o fogo com água. “Antes de qualquer ação, seja feito o desligamento da central de energia, do relógio. Em qualquer caso de incêndio, uma prática que o corpo de bombeiros adota, é chegar no local e fazer isso. Porque se esse incêndio já tiver se espalhado por todo o cômodo, por todo a residência, o extintor de incêndio não vai resolver.”
Outra recomendação, é o uso dos acessórios originais do aparelho. Carregadores e baterias que não são originais dos fabricantes, aumentam os riscos de choques e incêndios. Em caso de emergências, acione os bombeiros por meio do 193.