São João del-Rei continua apresentando altas em relação ao número de casos de Covid-19. O município se encontra na faixa de tendência de aceleração do contágio, pela segunda semana seguida. Isso é o que aponta o boletim do NEPE – Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Economia da Universidade Federal de São João del-Rei.
O informativo de número 35, foi divulgado nesta quinta-feira, dia 18 de março. O estudo analisou dados da contaminação no município, tendo como base o período de 10 a 17 de março de 2021.
O dado foi levantado a partir da média móvel atual de casos na cidade, que é de 20,6 casos por dia. Isso representa um aumento de 86%, em relação a 14 dias atrás, dia 3 de março, quando a média móvel era de 11,1 casos por dia. No dia 11 de março, a média móvel registrada na cidade era de 15,1 casos ao dia.
A média móvel é um indicador semanal que analisa a média de novos casos nos últimos sete dias e, a partir daí, em comparação com os dados de 14 dias anteriores, é possível analisar a propagação do vírus na cidade.
As regiões da cidade que tiveram alta no número de infectados foram Matosinhos e Colônia do Marçal. Na região, Barbacena e Lavras também apresentaram elevação no número de casos. Dentre os municípios que pertencem a microrregião de São João del-Rei, Bom Sucesso, Nazareno, Lagoa Dourada, Coronel Xavier Chaves, Prados, Barroso, Tiradentes e Madre de Deus de Minas apresentam alta nas taxas de contágio. Apenas São Tiago, Santa Cruz de Minas e Ritápolis apresentaram redução.
O boletim completo está no site nepeufsj.wixsite.com/meusite.