Foi empenhada pela central de operações, na noite de quarta-feira, dia 17 de março, por volta das dezenove horas e trinta minutos, uma das guarnições da 189ª Companhia de Polícia Militar, para registro de um Boletim de Ocorrência. Foram eles convocados a comparecer na Associação de Proteção e Amparo ao Condenado, a APAC masculina, na Vila Brasil, em São João del-Rei.
No local, foi feito contato com o solicitante, inspetor de segurança daquela unidade prisional. Ele relatou que foi recebido alguns materiais para serem entregues aos detentos, sendo um deles o cidadão J.A.T.J, de 38 anos, que ali cumpre sua pena.
Como tal cidadão já estava sendo monitorado, devido a denúncia de estar cometendo falta considerada grave naquela instituição, foi realizado um procedimento padrão de buscas em seus pertences. Foi localizado no interior de um pote de condicionador, quarenta e cinco comprimidos aparentando ser de “Artane”.
Ainda segundo o solicitante, o cidadão que havia levado o material para ser entregue ao detento, se identificou como sendo G.A, que foi filmado pelo sistema de monitoramento daquela instituição.
Assim sendo, como previsto, o autor foi levado até a unidade de pronto atendimento para avaliação médica e em seguida para a delegacia de polícia civil. Ali, foi ele devidamente qualificado em boletim de ocorrência e em seguida colocado à disposição da autoridade policial para passar pelos tramites pertinentes e seu retorno ao sistema prisional, sendo o fato comunicado ao poder judiciário.