Na última reunião extraordinária da Câmara Municipal de SJDR, realizada na terça-feira, dia 16 de março, vereadores colocaram em pauta a intenção de compra de vacinas contra a Covid-19.
O projeto de lei número 7.579, aprovado pela casa, ratificou o protocolo de intenções firmado entre Municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir vacinas para combate à pandemia do coronavírus. Além desse ponto, há também a abertura para aquisição de medicamentos, insumos e equipamentos para a área da saúde.
O projeto de autoria do Executivo, foi aprovado em segundo turno por unanimidade, tendo os votos favoráveis de todos os vereadores presentes na seção online do dia 16.
Após a decisão, o prefeito Nivaldo de Andrade (PSL) anunciou em um vídeo divulgado nas redes sociais na quarta-feira, dia 17, já ter assinado os documentos de intenção de compra. A prefeitura solicitou 40 mil doses da vacina AstraZeneca. Esse imunizante foi desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca. No Brasil, a vacina é fabricada pela Fiocruz. O prefeito municipal também informou, que a Prefeitura de São João del-Rei vai continuar negociando tanto com o Consócios dos municípios e quanto do estado.
Inicialmente, o prefeito demonstrava interesse na aquisição da vacina russa Sputnik V. A vacina, no entanto, ainda não foi autorizada pela ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O prefeito ainda disse que a quantidade mínima de 100 mil doses exigida pela empresa, era inviável para os cofres do município.