Em São João del-Rei, até o dia 15 de março, 87.86% dos casos confirmados para a Covid-19 na cidade já haviam sido considerados recuperados e liberados para a rotina. Para um paciente ser considerado recuperado, precisa cumprir alguns critérios médicos, estabelecidos pela Organização Mundial da Saúde.
O primeiro caso é para pacientes com sintomas leves, como explica o acadêmico de medicina e membro do projeto Eu Como Cultura Vinícius Resende: “Entre as pessoas que tiveram sintomas leves e ficaram em casa, são consideradas recuperadas após 14 dias do início da infecção. Esse paciente já não usa antitérmico, está sem febre há 3 dias, não tem sintomas respiratórios, como tosse, falta de ar ou dor de garganta”, esclarece. Durante esses 14 dias, o paciente não pode sair de casa para não contaminar outras pessoas.
Já para aqueles que precisaram de internação, a recomendação é diferente. “Já para pessoas com sintomas graves, que precisaram ficar internadas no hospital ou na UTI, eles passam por testes e exames para verificar se o vírus está ativo”.
Outra questão que gera dúvidas é por que o paciente é considerado recuperado e não curado da doença do novo coronavírus. Vinicius explica a diferença entre os termos “Em ciência, quando falamos de cura, falamos de uma doença que tem tratamento, com medicamentos comprovados cientificamente para essa doença. Já recuperado é quando a pessoa teve a doença e o organismo desenvolveu uma resposta para combater o vírus. No caso da Covid-19, não temos esse medicamento que vai diretamente no vírus”.
Outro ponto destacado pela OMS é que o paciente recuperado pode contrair novamente a doença, ou até mesmo continuar transmitindo. Por isso, as medidas de prevenção devem ser seguidas, como uso de máscara e distanciamento social.