Emboabas

Em reunião que marcou a decisão do regresso de SJDR para a onda Roxa, prefeito fala sobre compras de vacina contra a covid-19

Em reunião com representantes das unidades de saúde de SJDR e mebros do governo, prefeito Nivaldo fala sobre a aquisição de doses da vacina Sputnik V – Foto: Leoenardo Duque

Em reunião na manhã desta sexta-feira, dia 12 de março, Nivaldo José de Andrade, prefeito de São João del-Rei, falou sobre seu interesse em comprar 40 mil doses da vacina Sputnik V para o município.  O prefeito afirma que vai liberar 2 milhões de reais para aquisição do imunizante. A vacina, no entanto, ainda não foi autorizada pela ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. O prefeito ainda disse que a quantia mínima exigida pela empresa é inviável para os cofres do município. “Eles só vendem 100 mil.  100 mil, dá 5 milhões, fica difícil. Mas, 40 mil eu já quero comprar, que aí eu vacino todo mundo acima de 40 anos.” Afirmou Nivaldo.

De acordo com a ANVISA, o pedido de autorização do estudo da Sputnik V ainda está em avaliação. O imunizante ainda é considerado uma vacina em teste no Brasil. Assim que a análise do pedido for concluída, as informações sobre a Sputnik serão divulgadas.

Sobre esse impasse, Nivaldo de Andrade afirmou: “Os prefeitos disseram que a Sputnik ainda não está legalizada na Anvisa. Mas, o prefeito de Betim comprou. Por que a gente não pode? Se venderem 40 mil, pode ser Sputnik, Sput não sei o quê, eu quero é salvar vidas. Eu compro e assumo o processo que tiver.”

Com relação aos dados da vacina Sputnik V, desenvolvida pela Rússia, ela revelou uma eficácia de 91,6% contra as formas sintomáticas da doença, segundo resultados publicados em fevereiro na revista médica The Lancet e validados por especialistas independentes.  

Sair da versão mobile