Emboabas

Secretaria Municipal de Saúde de SJDR dá início ao cadastro para vacinação contra a Covid-19 de idosos de 75 a 79 anos; vacinação ainda não tem data para começar

Foto: Reprodução Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei

A Secretaria Municipal de Saúde de São João del-Rei informou nesta quinta-feira, dia 11 de março, que o cadastro para idosos de 75 a 79 anos já começou. Esse grupo fará a ficha, para que o levantamento seja feito e a futura vacinação seja iniciada, mediante a chegada de novas doses.

O governador Romeu Zema (Novo) anunciou na terça-feira (09), que Minas Gerais já tem condições de começar a vacinação dos idosos entre 75 e 79 anos. A afirmação foi feita após o estado receber mais 303.600 doses de imunizantes contra o novo coronavírus. Segundo o governo do estado, 57.151 doses vão para os idosos entre 75 e 79, que vão receber as vacinas pela primeira vez. Outras 80.693 vão para completar a imunização das pessoas entre 80 e 84. Mais 6.695 vão para trabalhadores da saúde. A distribuição para as Gerências Regionais de Saúde está prevista para começar nesta quinta-feira, dia 11 de março. A partir dessa entrega, a unidades de saúde do município vão receber as doses.

A Secretaria Municipal de Saúde também informou que a vacina contra a Covid-19 já está disponível para a outra parcela de idosos com idade de 80 a 84. Com relação aos critérios de prioridade para esse grupo, a situação é a seguinte: Há doses para 100% do grupo de pessoas nessa idade que estão acamadas e para idosos de 80 a 84 anos que estão domiciliado ou são residentes com alguma pessoa de 85 e mais de idade. Seguindo essa ordem, a vacinação segue até alcançar o limite de doses. A classificação será por ordem decrescente de idade, ou seja, 84, 83, 82, 81 e 80 anos.

Neste momento, a parcela de trabalhadores de saúde que vão ser vacinados com essas doses, representa 1,8% desse grupo. De acordo com se Secretaria de Saúde, esse cálculo foi feito pelo Estado de Minas Gerais.

É importante que um responsável agende a vacinação para que as unidades possam administrar a quantidade de vacinas a serem aplicadas no dia. Isso porque, as doses vieram em frascos de multidoses, e depois de aberto as dez doses devem ser aplicadas em no máximo, oito horas. Com o agendamento, não há risco de desperdícios depois que o frasco for aberto.

As pessoas que já são cadastradas nos PSF’s, devem apenas confirmar o cadastro. O agente vai em contato para agendar dia e horário da aplicação. Já aqueles idosos que moram em áreas que não são cobertas pelos PSF’s, devem se dirigir até umas dessas 3 unidades: Núcleo Materno Infantil, posto de saúde do bairro Fábricas e Matosinhos. A documentação necessária para o momento da vacinação é identidade, Cartão do SUS e comprovante de residência.

Sair da versão mobile